Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Cidade

Ônibus Lilás levará atendimento itinerante à mulher vítima de violência

Nesta semana, Petrópolis ganhou o Ônibus Lilás que será usado pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM – Tia Alice), para levar atendimento itinerante à mulher vítima de violência. O município passa a ser o segundo do país a contar com o equipamento, que começa a funcionar nesta sexta-feira (16), ficando estacionado na Rua do Imperador, nº 744 (em frente à agência do Banco do Brasil).

Para a secretária Chefe de Gabinete e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, a aquisição do ônibus representa grande avanço na política de combate à violência contra a mulher. “Vamos atender a todas, do primeiro ao quinto distrito. Estaremos ao lado delas apoiando, atuando”, disse. Luciane também anunciou que o ônibus receberá o nome de Maria da Penha, lembrando Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso. Ela se tornou símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher, tendo a lei 11.340/06 recebido seu nome. Em agosto, a lei completa 10 anos.

O pioneirismo na luta contra a violência contra a mulher foi lembrando pela presidente da Fundação de Cultura e Turismo,0 Drica Madeira, que coordenou o Cram. “Petrópolis foi uma das primeiras cidades do país a implantar um Centro de Referência de Atendimento à Mulher e, agora, estamos na frente mais uma vez, sendo a segunda cidade do país a contar com o Ônibus Lilás”, lembrou.

O ônibus itinerante tem duas salas para atendimento com assistente social, banheiro e cozinha. Além disso, um toldo, que pode abrigar até 24 cadeiras, cria uma sala de espera no local onde o atendimento for realizado. O veículo do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher chegou a Petrópolis por meio de emenda parlamentar da deputada federal Jandira Feghali.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).