Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Cinema

Festival de Cinema de Petrópolis exibe quatro filmes e promove debate nesta sexta

Até o próximo domingo (4), acontece o Festcine Imperial – Festival de Cinema de Petrópolis que vai apresentar 17 filmes, com entrada franca, que serão exibidos no Palácio de Cristal e Museu Imperial.

Além disso, o Festcine vai promover duas mesas de debate no Museu Imperial: a primeira aconte nesta sexta-feira (2), às 20 horas, com o tema “O Futuro do Cinema Brasileiro”, que contará em sua mesa com o Ministro da Cultura, Marcelo Calero; a presidente do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual), Silvia Rabello; e medição de Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro e diretor de planejamento da distribuidora H2O.

Já no sábado (3), às 15 horas, acontece o debate “Adaptação para o cinema, Filmes Policiais”, que contará com a mediação de Carlos Andreazza, editor executivo de ficção e não ficção da Editora Record e colunista do jornal O Globo, e as participações dos escritores e roteiristas Ivan Sant’Anna e Alexandre Fraga.

Dentre os filmes exibidos, nesta sexta-feira acontece uma sessão especial do longa-metragem “O Homem Pode Voar”, às 15h, no cineteatro do Museu Imperial Dirigido pelo cineasta Nelson Hoineff, o documentário resgata a importância do inventor brasileiro na história da aviação. O filme traz algumas preciosidades, alguns minutos de imagens fixas e em movimento do inventor, material que se considerava irremediavelmente perdido por pesquisadores e estudiosos.

Às 18h, na Sala Multimídia do Museu, é a vez de “O Gerente”, do diretor Paulo Cezar Saraceni. Ambientado nos anos 50, um gerente de banco (Ney Latorraca) vive constrangendo as pessoas devido ao seu fetiche em morder as mãos das mulheres. Baseado em conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Também às 18h, mas no Palácio de Cristal, será exibido “Mulheres no Poder”, de Gustavo Acioli. Na história, a senadora corrupta, Maria Pilar (Dira Paes) vê uma grande oportunidade de ganhos na licitação do projeto Brasil Brasileiro. Após entrar em contato com a ministra Ivone Feitosa (Stella Miranda) em busca de maiores informações, Maria é orientada a conversar com a secretária-executiva do ministério, Madalena (Milena Contrucci Jamel), para acertar uma armação. Mal sabe ela, porém, que Madalena tem seu próprio plano para se dar bem sozinha.

Também no Palácio de Cristal, às 21h será exibido “Faroeste Caboclo“, de René Sampaio. João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

 

Veja a programação de sábado e domingo:

Dia 3/09 (sábado)

10h – Museu Imperial (Cineteatro) – Sessão Cine Sorriso: “O Passarinho Amarelo” (dir. Christian De Vita)

15h Palácio de Cristal – Debate: “Adaptação para o Cinema, Filmes Policiais”

15h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Direitos Humanos – “A Lista de Carla” (dir. Marcel Schupbach)

18h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Panorama Internacional – “Linhas de Wellington” (dir. Valéria Sarmiento)

18h – Palácio de Cristal – Panorama Nacional: “Flores Raras” (dir. Bruno Barreto)

20h Museu Imperial (Cineteatro) – Panorama Nacional: “Cícero Dias, o Compadre de Picasso” (dir. Vladimir Carvalho)

21h Palácio de Cristal – Panorama Nacional: “Sangue Azul” (dir. Lírio Ferreira)

Dia 4/09 (domingo)

10h – Museu Imperial (Cineteatro) – Sessão Cine Sorriso: “Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A.” (dir. Célia Catunda e Kiko Mistrorigo)

15h Museu Imperial (Cineteatro) – Panorama Nacional: “Zelito – 50 Anos de Cinema” (dir. Ivan De Angelis) e “Haroldo Costa – O nosso Orfeu” (dir. Silvio Tendler)

15h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Direitos Humanos “O Caso Pinochet” (dir. Patricio Guzmán)

18h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Panorama Internacional – “A Cold Night” (dir. André Costa)

18h – Palácio de Cristal – Panorama Nacional: “Cidade de Deus, 10 Anos Depois” (Cavi Borges e Luciano Vidigal)

21h – Palácio de Cristal – Filme de Encerramento, “Trinta” (dir. Paulo Machline)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).