Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Cinema

Festcine Imperial exibe seis filmes e promove debate neste sábado

Dando continuidade à programação do Festcine Imperial – Festival de Cinema de Petrópolis, neste sábado (3) serão exibidos seis filmes no Palácio de Cristal e no Museu Imperial, com entrada gratuita.

O debate “Adaptação para o Cinema, Filmes Policiais” acontece às 15h, no Palácio de Cristal, que contará com a mediação de Carlos Andreazza, editor executivo de ficção e não ficção da Editora Record e colunista do jornal O Globo, e as participações dos escritores e roteiristas Ivan Sant’Anna e Alexandre Fraga.

Veja a programação:

10h – Museu Imperial (Cineteatro) – Sessão Cine Sorriso: “O Passarinho Amarelo” (dir. Christian De Vita) – um estranho passarinho amarelo se revela um grande herói e aventureiro quando segue uma rota migratória, enquanto descobre o mundo.

15h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Direitos Humanos – “A Lista de Carla” (dir. Marcel Schupbach) – neste documentário, no cerne do Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, uma mulher, Carla del Ponte, luta para conseguir a detenção dos últimos criminosos de guerra ainda foragidos. Pela primeira vez, uma câmera entra nos bastidores do TPI e acompanha dia a dia o trabalho do procurador e dos membros da sua equipe, da Haia até Nova Iorque, passando por Belgrado, Zagreb e Washington.

18h Museu Imperial (Sala Multimídia) – Panorama Internacional – “Linhas de Wellington” (dir. Valéria Sarmiento) – o filme franco-português é a produção mais cara do cinema português até os dias de hoje. Passado em 1810, quando Napoleão Bonaparte invade Portugal, é um filme multicultural que reúne um elenco internacional, com nomes como Nuno Lopes, Soraia Chaves, Carloto Cotta, Joana de Verona, John Malkovich, Marisa Paredes, Catherine Deneuve e Michel Piccoli.

18h – Palácio de Cristal – Panorama Nacional: “Flores Raras” (dir. Bruno Barreto) – a história de amor entre Elisabeth Bishop (poeta americana vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956) e Lota de Macedo Soares (“arquiteta” carioca que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo). Ambientado no Brasil dos anos 50 e 60, quando a Bossa Nova explodia e Brasília era construída e inaugurada, o longa acompanha a história dessas duas grandes mulheres e suas trajetórias inversas.

20h Museu Imperial (Cineteatro) – Panorama Nacional: “Cícero Dias, o Compadre de Picasso” (dir. Vladimir Carvalho) – pintor pernambucano ligado aos modernistas, Cícero Dias (1907-2003) radicou-se em Paris a partir de 1937, fugindo da perseguição política do Estado Novo. Apesar da distância do país natal, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância, na casa de Jundiá, mesclando essas raízes com a convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso, Fernand Léger e Juan Miró. Dessa troca de influências, nasceu um pintor de repercussão internacional, que transformou toda a sua vivência, inclusive sua reclusão durante a Segunda Guerra Mundial, na base de uma arte que atravessa fronteiras.

21h Palácio de Cristal – Panorama Nacional: “Sangue Azul” (dir. Lírio Ferreira) – o circo Netuno monta lona em uma ilha paradisíaca. Zolah (Daniel de Oliveira), o homem-bala, já conhece o local. Lá ele foi criado, junto com a irmã Raquel (Caroline Abras), até o dia em que a mãe, Sônia (Sandra Corveloni), o mandou para longe temendo um incesto entre as duas crianças. Já adulto, ele reencontra a família depois de vinte anos e é chegado o momento de resolver as questões do passado que ainda o atormenta.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).