Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Cravista Roberto de Regina abre temporada de concertos da Sociedade Artística Villa-Lobos

No dia 29 de abril, o cravista Roberto de Regina se apresenta no Theatro Dom Pedro, às 17h, abrindo a temporada 2017 da Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV). Será um recital comemorativo dos seus 90 anos e o lançamento de sua biografia e, como de costume, o músico estará vestido com figurino do século XVIII. Roberto de Regina introduziu e divulga a música barroca no Brasil. No programa, Bach, Rameau, Couperin e Scarlatti, entre outros.

Roberto  estudou piano e apaixonou-se por Bach, pelo cravo, pela música coral e antiga. Estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque, regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Foi pioneiro, no Brasil, na criação de vários grupos de música antiga, entre os quais o Coral Bach do Teatro do Rio de Janeiro, Coral da Câmara Dante Martinez, Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqua de Curitiba.

Nos anos 60, construiu o primeiro cravo brasileiro e despontou como cravista, gravando os primeiros discos solo para cravo.

Além de se apresentar com seu conjunto, construía cravos, fazia concertos como cravista e plantões como anestesista. À época, brincava dizendo: “Meu único pesadelo é ver um paciente acordar durante a cirurgia ou ver a plateia dormir em um concerto”.

Roberto de Regina recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, na categoria música instrumental.

Sobre a temporada 2017 da Sociedade Artística Villa-Lobos

Os artistas petropolitanos Anna Hannickel e Frederico de Oliveira se apresentam no segundo concerto da série, no dia 27 de maio, com célebres árias de óperas.

Já Sergio Monteiro, um dos mais importantes pianistas da nova geração brasileira, se apresenta em julho. Sergio Monteiro foi vencedor do concurso Martha Argerich e tocará um programa com obras de compositores franceses e atualmente faz uma carreira internacional importante. É diretor do departamento de piano da Universidade de Oklahoma.

Duas orquestras de câmara também estão incluídas na programação, que contará ainda com o duo pianístico Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, e o coral Brasil Ensemble, sob a regência de Maria José Chevitarese.

A Orquestra de Câmara de Barra Mansa, sob a regência de Daniel Guedes, apresentará “As Quatro Estações” de Vivaldi e a Orquestra de Câmara da Cesgranrio, sob a regência de Eder Paolozzi, tocarão em outubro e novembro.

Os assinantes terão ainda reservados lugares para os “Concertos à Luz de Velas” do 17º Festival de Inverno de Petrópolis.

Além de apresentar uma programação musical da maior qualidade e variedade, a SAV tornou-se um núcleo importante de trocas intelectuais e artísticas. “Estamos criando uma associação de amigos da SAV com o intuito de ampliar seu quadro de sócios e obtermos mais apoios que nos permitam ampliar o seu programa social e manter a programação artística”, diz Myrian Dauelsberg, presidente da SAV.

Serviço

Local: Theatro Dom Pedro

Data: 29 de abril

Horário: 17h

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia-entrada apenas para estudantes e idosos)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).