Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Detran Presente vai oferecer serviços itinerantes em Petrópolis

Para melhorar a prestação de serviços prestados à população, o Detran Presente vai oferecer serviços itinerantes em diversas cidades do estado com atendimento para todos os setores da autarquia no mesmo dia e local. A primeira visita do Detran Presente será em Petrópolis, no dia 6 de maio, no Ciep Cecília Meireles (Estrada União e Indústria 2.822, em Corrêas), das 9h às 16h.

O Detran Presente vai levar para a população os principais serviços. Num único local, o cidadão poderá realizar a vistoria anual de seu veículo, retirar sua carteira de identificação, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço não necessitam de agendamento. Outros como licenciamento anual, segunda via do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e renovação da Carteira Nacional de habilitação precisam ser agendados antecipadamente, pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.

Durante o evento, a população terá à disposição procedimentos como vistoria anual de veículos, primeira via da identidade, renovação da Carteira Nacional de habilitação e abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Um curso de mecânica para mulheres e palestras educativas também farão parte da ação.

Parceria com Defensoria Pública

O Detran Presente também fechou parceria com a Defensoria Pública e vai emitir outros documentos de forma gratuita. A população poderá pedir a emissão da segunda via da carteira de identidade e de certidões de nascimento, casamento e óbito. Os documentos pedidos podem ser de outros estados ou municípios. A Defensoria também vai oferecer orientação jurídica e isenção para casamentos.

Até julho, o Detran Presente vai passar por outros cinco municípios: Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Sapucaia e Vassouras. Até o fim do ano, outras cidades também serão beneficiadas pelo projeto.

Maio Amarelo

Além do início do Detran Presente, maio também será o mês de conscientização mundial para a diminuição de acidentes de trânsito. E o Detran-RJ realizará ações educativas em escolas e em pontos estratégicos durante todo o mês.

No estado do Rio, só em 2016, 36.726 pessoas foram vítimas (entre feridos e mortos) nas estradas e ruas, de acordo com os dados do Detran e do Instituto de Segurança Pública (ISP). No Brasil, a taxa é de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, segundo estimativas divulgadas pela  Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano passado. O país registrou ainda o quarto pior desempenho do continente americano, atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela – campeã de acidentes na região com 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Até 2030, a OMS estima que o número de mortos nas estradas em todo o mundo poderá chegar a 1 milhão por ano.

*Matéria atualizada em 5 de maio, às 12h30

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).