Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

INSS disponibiliza aplicativos para facilitar a vida dos segurados

Para facilitar a vida dos cidadãos, o INSS disponibilizou o aplicativo “Meu INSS” (meu.inss.gov.br), acessível por meio de computador ou celular, que permite fazer agendamento e realizar consultas. Desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já se cadastraram para acessar o portal.

No aplicativo, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29 e a nova consulta ao Histórico de Consignados (Hiscon) que informa a margem consignável e quantas parcelas já foram pagas. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento.

Celular

O aplicativo do Meu INSS está disponível para celulares com sistema operacional Android. Na loja Play Store (Google) é possível encontrar o App que, em breve, estará disponível também para iPhone. O INSS destaca que, embora haja outros app utilizando o nome ‘INSS’ na loja, apenas o do Meu INSS – e o do e-Recursos – são oficiais.

A ideia é que, futuramente, o segurado seja diretamente notificado sobre informações como pagamento de benefícios, exigência de documentos e possibilidade de aposentadoria próxima.

Login e Senha

Alguns serviços do Meu INSS precisam de senha e login para acesso. Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Ao responder corretamente as perguntas será gerado um código de acesso provisório para que o cidadão possa acessar o site meu.inss.gov.br (outro endereço possível para visualizar o Meu INSS é: servicos.inss.gov.br).

Com o código em mãos, o segurado deve fazer login e senha. Logo em seguida, aparecerá a mensagem “senha expirada” para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.), ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.

Exterior

Os brasileiros que moram fora do Brasil também conseguem acessar o Meu INSS para visualizar, por exemplo, extrato de pagamentos. Caso o segurado não consiga obter a senha durante o cadastro, ele deve tentar novamente após 24h, uma vez que não é possível ligar no 135 fora do país.

INSS Digital

O Meu INSS é fruto de uma das vertentes do novo modelo de fluxo de atendimento e de processos que está sendo pensado para o INSS chamado “INSS Digital”. Trata-se da mudança quanto à forma de interação entre segurados e o Instituto, onde o processo físico não existirá mais, somente o virtual (como já é feito no Judiciário). Essa  vertente só está disponível em algumas Agências em todo Brasil como projeto Piloto, Mossoró e Poços Caldas são exemplos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).