Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Sanfonada Brasileira retorna ao Quitandinha neste fim de semana

No próximo domingo (27), o Sesc Quitandinha volta a ser palco da Sanfonada Brasileira, a partir das 15h. Na ocasião, apresentam-se os músicos Nandinho Barros, Rodrigo Ramalho, Guilherme Mará, Vanessa Souza e Rogério Lorão.

A Sanfonada Brasileira foi concebida pela produtora Mirele Maravilhas, criadora do Coletivo Tarrabufado Cultural, com o objetivo de vivenciar a experiência da música popular e pela escassez desse movimento em Petrópolis. A cada edição artistas consagrados da sanfona do Estado e do país são convidados a participar, como é o caso do músico Guilherme Mará, que hoje reside na cidade e encabeça o projeto.

Durante o ano de 2018, foram realizadas quatro edições em Petrópolis, com o apoio do Sesc, onde além de receber inúmeros sanfoneiros (Rosemary do acordeom, Léo Rugero, Cassiano Beija-flor, Kiko Horta, Ananias dos oito baixos, Norma Nogueira, Marcelo Mimoso e Fidélis do acordeon) e músicos locais, promoveu um mapeamento dos tocadores amadores dando início à formação da primeira Orquestra Sanfonica de Petrópolis.

Para este ano, além do contínuo trabalho das apresentações e da formação da Orquestra Sanfonica de Petrópolis (que conta com o apoio do sanfoneiro Marcelo Caldi, que coordena a Sanfonica do Rio de Janeiro), o Núcleo de Pesquisa e Expressão da Sanfona de 8 baixos do Brasil (dirigido por Mirele Maravilhas – idealizadora da Sanfonada Brasileira) busca implementar conjuntamente oficinas de sanfona, percussões e musicalização através dos ritmos nordestinos, promovendo encontros didáticos, de cunho sócio-educacional e fortalecendo o movimento de divulgação da cultura nordestina e brasileira.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).