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Procon autua agência bancária no Centro por paralisação indevida dos serviços

Em nota enviada à imprensa, o Banco do Brasil informou que suas agências e salas de autoatendimento continuam abertas e operando em regime de contingência, respeitando as normas sanitárias que impõem restrição de número de pessoas e acesso simultâneo às dependências.

“No sentido de oferecer atendimento complementar, o Banco presta atendimento remoto por meio de suas soluções digitais, como o Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet, além da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e redes”, informou a instituição. (Nesta matéria você confere como fazer transações bancárias pelos aplicativos).

Contudo, nesta última segunda-feira (23), o Procon Petrópolis, com apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), percorreu agências do Centro Histórico e autuaram o Banco do Brasil, depois de verificar que o atendimento aos clientes foi interrompido indevidamente. O Banco do Brasil foi autuado pelo fechamento indevido, sem aviso prévio ao consumidor, seguindo o que determina a lei 8.078/90, inciso II, artigo 39, que diz que “é vedado ao fornecedor de serviços recusar atendimento às demandas dos consumidores de conformidade com os usos e costumes”.

À tarde, depois do banco desrespeitar a intimação para retornar com o serviço, o gerente foi conduzido para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. Segundo o Procon Petrópolis, ao não retomar o atendimento, o banco desobedeceu “a ordem legal de funcionário público”, crime previsto no artigo 330 do Código Penal.

As denúncias que chegaram ao órgão de fiscalização, desde o início da manhã, informavam que apenas o autoatendimento estava disponível. “Eu fui nas duas agências do Centro. Não estou conseguindo fazer depósito nos caixas eletrônicos”, informou a auxiliar administrativa Jaqueline dos Santos.

Os clientes informaram ainda que buscaram o Serviço de Atendimento ao Consumidor. “Por telefone, eles informaram que as agências estão funcionando em todo o país”, disse o motorista Wagner Pinheiro.

Ao longo da manhã, as denúncias foram aumentando, assim como o número pessoas aglomeradas nas agências, enquanto aguardavam o retorno dos serviços. “Nós fizemos contato com a gerência do banco e fizemos uma notificação sobre a irregularidade. Enquanto não tiver uma determinação expressa para o fechamento dos bancos, o atendimento ao consumidor precisa continuar”, esclarece a coordenadora do Procon Petrópolis, Raquel Motta.

 

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