Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Transbordo de lixo passa a operar de forma ambientalmente adequada

Após obras no transbordo de lixo, agora o detrito que é coletado em toda cidade não é mais depositado no chão – todo resíduo sai dos caminhões direto para as carretas que fazem o transporte para o aterro de Três Rios.

Agora, toda a operação do transbordo ocupa apenas cerca de 1,5 mil m² da área total do terreno, que fica no km 79 da BR-040 (Duarte da Silveira). A obra feita no local é um muro de contenção que criou um andar superior, para onde vão os caminhões com o lixo coletado, enquanto as carretas ficam na parte de baixo – que agora é impermeabilizado. O detrito é despejado direto nas carretas. Antes, durante duas décadas, era necessário depositar os resíduos no chão e depois colocar nas carretas. Esse cenário não existe mais.

A área inferior foi impermeabilizada com uma camada de 16 centímetros de concreto. O espaço onde é feito o despejo do lixo tem uma cobertura para impedir o contato de águas pluviais e também uma tela para evitar que o vento arraste resíduos para a rodovia. Foi implantado um sistema de drenagem em todo terreno. Também há placas solares para gerar energia para o sistema de iluminação.

O local também está recebendo o plantio de cerca de 1,5 mil mudas de espécies nativas, com um ipê plantado no local onde mais era despejado, no centro do terreno – o objetivo é deixar como um marco da mudança radical do terreno, que agora respeita por completo o meio ambiente.

Todo processo de adequação do transbordo de lixo foi acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal, pelo ICMBio e pela APA Petrópolis. O sistema de transferência passou por testes nos últimos 45 dias e agora a operação acontece definitivamente de forma adequada.

“Temos que ressaltar a importância dessa parceria entre estado, Inea, Secretaria de Meio Ambiente, prefeitura e a empresa que opera a estação de transbordo. Nós não estamos aqui apenas para fiscalizar e multar as empresas, mas para orientar e fazer o melhor possível para o desenvolvimento do município, simplificando e executando tudo que pode ser feito”, destacou o superintendente Regional do Piabanha (SUPPIB-INEA), Edmardo Campbell.

Além dessas obras, outros pontos determinados pelo TAC que foram providenciados pela PDCA – empresa que faz o transporte do lixo para o aterro de Três Rios e opera o transbordo – foram a limpeza da área de entorno do transbordo, instalação de tapume para que o lixo não seja arrastado para a pista, a diminuição da área utilizada no terreno. A empresa ainda fez uma pista de desaceleração e outra de aceleração, para evitar que os caminhões trafeguem com velocidade baixa na rodovia.

Hoje, cerca de 310 toneladas de lixo são coletadas diariamente em toda cidade pela Força Ambiental. O serviço passa em mais de 1,6 mil ruas ou localidades, de segunda a sábado ou então com intervalos de 48 horas. Todo resíduo coletado é levado para a estação de transbordo e colocado rapidamente nas carretas para o transporte.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).