Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Educação

Atividades científicas realizadas no LNCC e IMPA conquistam prêmio “InterPore National Chapter Award”

O prêmio “InterPore National Chapter Award” foi concedido ao Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional Interpore, pelas atividades científicas desenvolvidas pelo comitê nos últimos anos. A organização científica internacional congrega pesquisadores da academia e indústria na temática de modelagem e experimentos em meios porosos. O capítulo brasileiro através da série de eventos realizados no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) consolidou o Brasil na posição de pró-atividade dentre os capítulos de diversos países.

O pesquisador do LNCC e membro do comitê científico premiado, Marcio Murad, destacou a importância do prêmio Interpore para a ciência brasileira: “A pesquisa de cunho multidisciplinar em meios porosos realizada por alguns grupos de pesquisa no Brasil, com suas respectivas lideranças, é referência no cenário internacional e altamente promissora”.

Todo sistema complexo pode ser tratado como um meio poroso dependendo da escala observacional do fenômeno o qual potencializa diversas aplicações do tema nas áreas de petróleo, medicina, meio ambiente, química, biologia e ciência dos materiais. Além da premiação do Capítulo receberam nomeações individuais, os professores Marcio Carvalho (DEM/PUC/RJ) pelos resultados obtidos nos últimos 10 anos para a medalha “InterPore Medal for Porous Media Research” e o pesquisador Marcio Murad (LNCC) para o prêmio Lifetime Achievement referente ao reconhecimento pelo conjunto da obra.

Atualmente o capitulo brasileiro é presidido pelo prof  Eduardo Abreu, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, o qual, juntamente com os demais membros do comitê vem impulsionando de forma significativa a inserção e representatividade do pesquisa brasileira relacionada ao tema, no cenário internacional.

Em 2019, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) sediou o 3rd BR – Intepore Conference on Porous Media, cujo objetivo era disseminar o conhecimento sobre tópicos relacionados a meios porosos e fortalecer a colaboração entre pesquisadores, reunindo especialistas brasileiros e internacionais da academia e da indústria que atuam em uma ampla gama de áreas relacionadas. O evento consistiu na terceira série de encontros com organização pelo Comitê Brasileiro da Interpore e sob a égide da International Society for Porous Media.

Fonte: LNCC
 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).