Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Coluna] O que esperar do mercado de trabalho em 2021?

por Luciana Magalhães

A chegada da Pandemia fez com que tudo mudasse. O mercado precisou, literalmente, de um dia para o outro se adaptar às novas condições impostas para evitar a disseminação do vírus, sem que o distanciamento social prejudicasse drasticamente a economia.

Dentro deste cenário de muitos desafios, as empresas tiveram que se reinventar e criar novas formas de oferecer seus produtos e serviços. Em alguns casos, até mudar completamente seu modelo operacional. Por outro lado, os profissionais passaram a desenvolver novas competências.

O fato é que muitas empresas aceleraram projetos que estavam sendo planejados para os próximos anos, principalmente, com as implementações tecnológicas e a automação dos processos. Isso não terá volta, dificuldades antes levantadas, foram superadas de alguma forma trazendo, em muitos casos, resultados surpreendentes.

O Home Office surgiu como uma possibilidade real, muitas empresas perceberam as vantagens desta modalidade, assim como muitos profissionais também adotaram esse formato e não querem mais abrir mão desta possibilidade. Além de modelos híbridos, que também estão sendo implementados, bem como a flexibilização das jornadas de trabalho, em alguns casos.

Para se manter nesse mercado em 2021, ainda durante e após a pandemia, algumas competências serão fundamentais para que os profissionais desenvolvam seu trabalho, como por exemplo: autonomia, gestão do tempo, adaptabilidade, conhecimento da tecnologia, comunicação clara e eficiente, inteligência emocional, tomada de decisão, entre outras. Mais do que nunca, os profissionais precisam se qualificar, se manter atualizados e informados, sair da “zona de conforto”, para que possam encarar os novos desafios.

As empresas e os profissionais que conseguiram passar por todas as dificuldades impostas até aqui, precisam continuar atentos às novidades tecnológicas, às tendências de mercado e à sua capacidade de produzir cada vez mais, com mais qualidade. Realmente é um novo momento com muitos desafios, mas também com muitas oportunidades. Saber se adaptar às mudanças fará toda a diferença!

Luciana Magalhães é Gerente de Recursos Humanos da UNIFASE.

Um Comentário

  1. Olá Luciana, interessantes os pontos mencionados… se me permite, adiciono que flexibilidade seja talvez a palavra-chave. Me parece claro que os colaboradores entendem que é mais produtivo ter a possibilidade de trabalhar home-office ou na empresa quando melhor lhe convier, obviamente levando em consideração as atividades desempenhadas e acordando previamente. Isso trará novos desafios (provisão de recursos adequados – computadores, conexão, questões ergonômicas) e também oportunidades de melhorias na qualidade de vida dos colaboradores (já o tempo perdido no deslocamento ao trabalho, especialmente nos grandes centros ? imagine esse tempo revertido em horas de sosno, exercícios físicos, ou simplesmente nada fazer…). Enfim, tempos difíceis promovem boas oportunidades… abraço !
    Carlos Albernaz

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).