Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Projetos Sociais

Iniciativas sociais em Petrópolis arrecadam alimentos e agasalhos para pessoas em vulnerabilidade

Neste mês começaram as arrecadações da rede de solidariedade “Petrópolis Sem Fome”, uma parceria da sociedade civil junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Yuri Moura. A iniciativa busca amenizar a situação delicada de famílias que vivem com a insegurança alimentar e nutricional no município, impulsionando a arrecadação de alimentos e auxiliando as ações de solidariedade já existentes.

Mais de 25 instituições, organizações ou ações solidárias de amigos se inscreveram no projeto. Ao todo, cerca de 4 mil famílias podem ser beneficiadas com a ampliação das doações e o apoio logístico dos mais de 40 voluntários cadastrados na rede. A arrecadação, inicialmente, está sendo feita em cinco pontos parceiros no Centro, Independência, Itamarati, Araras e Posse, mas boa parte das instituições cadastradas também funcionarão como ponto de coleta futuramente.

Outro ponto importante na arrecadação, são os pedidos pontuais de alimentos ou determinados produtos. Muitas instituições cadastradas no “Petrópolis Sem Fome” possuem demandas específicas, como leite, por exemplo. É aí, que entra a rede de solidariedade, pedindo as doações, administrando os alimentos arrecadados, promovendo a troca entre as instituições e ajudando na logística. “O trabalho de solidariedade já existe, é feito por associações de moradores, igrejas, terreiros, organizações sociais ou mesmo por famílias ou grupos de amigos do município. O que queremos é impulsionar e contribuir na arrecadação, na troca de necessidades e logística. Quanto maior a arrecadação, mais famílias receberão ajuda via instituições parceiras”, disse Yuri.

Além do corpo de voluntários, dezenas de pessoas se inscreveram como doadores do projeto, o que deve ajudar no aumento da arrecadação e no acolhimento das demandas específicas de cada instituição parceira. A família que procurar ajuda através do projeto e não estiver cadastrada em nenhuma ação solidária, será encaminhada para inscrição na instituição parceira mais próxima de sua casa.

A Comissão de Direitos Humanos, junto à equipe de organização voluntária, se comprometeu em divulgar relatórios públicos sobre a arrecadação e o andamento do projeto. Quem quiser ajudar, pode se inscrever no link bit.ly/petrosemfome. O formulário é para os que querem ser voluntários no Petrópolis Sem Fome ou mesmo para quem já possui alguma ação social e precisa de apoio. O contato também pode ser feito pelas redes do projeto: facebook.com/petropolissemfome e no Instagram @petropolissemfome.

Pontos de Arrecadação:

CENTRO:

Mahara Tattoo e Piercing e Lust Company

Galeria Arcádia 31, loja 09

Horário de funcionamento: Seg a sab

11h às 19h

INDEPENDÊNCIA

Centro Educacional Comunidade Sao Jorge

Rua Leonor Maia, 99

Horário de funcionamento: Seg a qui

10h às 16h

ARARAS

Associação dos Amigos do Bairro Jardim Araras

Estr. Bernardo Coutinho, 9435

Horário de funcionamento: Seg a sexta

8h às 13h

ITAMARATI

Creche São José do Itamarati

Rua Quissamã, 2012

Horário de funcionamento: Seg a qua

11h às 16h

POSSE

Praça CEU

Estr. União e Indústria, 32877

Horário de funcionamento: Seg a sexta

8h às 17h

Campanha do agasalho em Petrópolis

A Baker Hughes, empresa fornecedora das indústrias de petróleo, gás e energia, deu início a sua campanha do agasalho. A ação é realizada pelo Programa de Voluntariado da unidade de Petrópolis da empresa e tem o objetivo de arrecadar cobertores, edredons, casacos e roupas de inverno para adultos e crianças em boas condições, que serão doados para organizações sociais da região.

“Neste período de incertezas e desafios, queremos fazer a diferença por meio da solidariedade não só dos nossos funcionários, mas também da comunidade petropolitana. A Baker Hughes acredita na criação de valor compartilhado e, por isso, estamos abrindo as nossas portas para quem puder doar os itens necessários. Juntos, podemos gerar um impacto positivo ainda maior na nossa região”, conta Rodrigo Azevedo, especialista em Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Baker Hughes e responsável pelo Programa de Voluntariado da unidade de Petrópolis.

Para garantir o cuidado com a saúde e minimizar a propagação do coronavírus, as peças arrecadadas passaram por uma triagem e um período de quarentena antes de serem doadas. Além disso, quem preferir, pode fazer a doação em pacotes fechados ou sacos plásticos protegidos. As doações podem ser entregues até o dia 4 de junho, no ponto de coleta disponível na entrada da fábrica da Baker Hughes (Estr. do Carangola, 1.545 – Carangola).

As atividades de logística para o recolhimento, a separação, a triagem e a destinação das doações seguirão as recomendações e determinações dos órgãos oficiais de saúde. Para entregar as doações na empresa, o uso de máscara é obrigatório, e o local de coleta é abastecido com álcool em gel.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).