Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Governantes se manifestam sobre a chuva em Petrópolis

Na noite desta terça-feira (15), o prefeito Rubens Bomtempo, o governador Cláudio Castro e o presidente da Alerj, André Ceciliano, se reuniram na sede da Prefeitura de Petrópolis, após a decretação do estado de calamidade por conta das fortes chuvas que atingiram o município à tarde. O governo municipal decretou estado de calamidade e a Defesa Civil atua para consolidar o número de vítimas e regiões atendidas, uma vez que grande parte do município segue com acesso dificultado.


Confira registros das chuvas em Petrópolis

Confira alguns pontos de doações para as vítimas da chuva em Petrópolis


Até então, o município registrava 203 ocorrências, das quais a maioria é por deslizamento (167 casos), além de alagamentos, quedas de árvores, avaliações geológicas e 24 óbitos. A maior incidência de deslizamentos ocorreu nos bairros: Centro, Quitandinha, Caxambu, Alto da Serra e Castelânea. Até o momento, o maior registro horário é de 125.8 mm/h, às 17h15 no pluviômetro Alto da Serra (INEA). No São Sebastião, o acumulado pluviométrico em 6 horas chegou a 259.8mm, às 21h10. Leia o último boletim aqui.

A Prefeitura de Petrópolis está com todas as equipes mobilizadas para o atendimento às ocorrências. No momento, 77 pessoas estão acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. Nos locais, a população recebe o suporte de profissionais de Assistência Social, Educação, Saúde, além da Defesa Civil, que está totalmente dedicada ao atendimento aos casos com vítimas. Os agentes atuam em conjunto com o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Equipes da Comdep e CPTrans também atuam por toda a cidade. O prefeito decretou estado de calamidade pública em virtude das fortes chuvas e elevado número ocorrências.

O município recebe ainda o apoio do Governo do Estado com unidades do Corpo de Bombeiros do Estado como o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (Gopp), o 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), com cães farejadores de Magé, do 14º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Caxias; o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Outras 10 viaturas do Corpo de Bombeiros do Estado estão sendo enviados para a cidade. Agentes da 105º e 106º Delegacia de Polícia, do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil, além da Polícia Militar que também dão suporte às operações.

Aulas suspensas nesta quarta-feira

A Secretaria de Educação informa que devido ao estado de crise em decorrência do temporal que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (15), as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas nesta quarta-feira (16). Equipes da Secretaria e da Defesa Civil (DC) estão acompanhando a situação das 187 unidades e dando o suporte necessário.

Informativo Meteorológico – Defesa Civil de Petrópolis

A passagem de uma frente fria pelo oceano, em conjunto com as instabilidades geradas pelo aquecimento diurno mais a disponibilidade de umidade, provocaram chuva muito forte no primeiro distrito do município de Petrópolis entre a tarde e noite de terça (15).

No momento, não há núcleos de chuva significativos atuando na cidade, e também não houve registro de chuva significativa nas últimas duas horas.

Ressaltamos que devido a disponibilidade de umidade, permanece a previsão de chuva fraca de forma isolada para as próximas horas.

Autoridades

Em suas redes sociais, governantes também se manifestaram sobre a situação de Petrópolis. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro veio à cidade e, através de sua conta no Twitter, informou que oito ambulâncias vão ajudar no socorro às vítimas, 120 bombeiros já estavam atuando e mais 60 chegariam. Ele disse ainda que os maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, da Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos da Cedae chegam na manhã desta quarta-feira (16).

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, colocou toda a estrutura da Prefeitura do Rio à disposição da cidade. O presidente, Jair Bolsonaro, por sua vez, disse que tomou conhecimento do que aconteceu em Petrópolis e fez ligações para o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para auxílio imediato às vítimas, além de ter entrado em contato com o governador Cláudio Castro.

Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão mobilizados, atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas que atingem Petrópolis.

O CBMERJ foi acionado para mais atendimentos no município. Mais de 180 militares trabalham no atendimento à população. Equipes especializadas em Busca e Salvamento foram enviadas para reforçar o socorro, com apoio de viaturas do tipo 4×4 e botes. Oito ambulâncias extras foram empenhadas para atender a região. Pela manhã, há previsão de envio de cerca de 10 aeronaves das forças de segurança do Estado para auxiliar nos trabalhos.

 O secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, acompanha os trabalhos in loco. Ele está em contato permanente com as autoridades municipais, orientando, dando suporte e colocando em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo do Estado RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no Estado do Rio.

Arrastão no Centro

A polícia militar de Petrópolis informou que “não houve registro de arrastão e nem saques nas lojas no Centro, quanto aos vídeos que estão sendo divulgados, estão verificando a veracidade dos fatos, sendo apurado até o momento que aquelas pessoas que circulavam no Centro seriam pessoas em situação de rua que aproveitaram para recolher alguns artigos que estavam na enchente provocada pela chuva. Quanto a um suposto tiroteio, também não ocorreu, um cidadão ameaçou a cunhada portando uma arma de fogo na Travessa Vereador Prudente de Aguiar, sendo preso pela guarnição da Polícia Militar e conduzido à 106 DP. Esclarece ainda que o policiamento no município foi reforçado, inclusive com emprego de 30 policiais do Batalhão de Choque.”

Entretanto, muitas pessoas que estavam andando pelo Centro quando a chuva parou relataram que estavam sim  tendo muitos roubos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).