Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Cães farejadores atuam em buscas por desaparecidos no bairro Floresta

Na manhã desta quinta-feira (24), o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Petrópolis atuou na operação de buscas a desaparecidos no bairro Floresta, uma das regiões afetadas pelas fortes chuvas do último dia 15/2. Os agentes da Secretaria de Defesa Civil também se deslocaram para o local, onde houve a suspeita de haver vítimas. Os cães farejadores da Guarda e de corporações especializadas em resgate com cães deram suporte nas buscas no local em apoio ao Corpo de Bombeiros, mas não foram encontradas vítimas na localidade.

Para a operação, foram levados 9 cães farejadores das raças Golden, Retriever, Pastor Belga Malinois e Labrador que permaneceram por toda a manhã na região e na parte da tarde, darão suporte ao Corpo de Bombeiros em buscas pelos rios da cidade.

Cinco dos cães utilizados na operação do Floresta esta manhã eram de corporação vinda da Argentina, em apoio às buscas na cidade. Grupamentos especializados de diversas partes do país também atuam no município. “Já tivemos muito êxito em outras ações em que conseguimos encontrar vítimas a partir do trabalho com os cães”, disse um dos coordenadores das operações com cães e representante de um grupamento voluntário, Leandro Lopes.

Cerca de 45 cães farejadores estão sendo trazidos de Teresópolis, Magé, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, entre outros. “O trabalho feito pelos cães é de extrema necessidade nesse momento, onde estamos com o Corpo de Bombeiros fazendo buscas por diferentes pontos da cidade”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

No município, o Corpo de Bombeiros atua nas localidades do Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Sargento Boening e pelo Rio Piabanha. Todo o trabalho de busca na cidade tem recebido o apoio de diferentes órgãos das esferas Estadual e Federal que atuam em conjunto no Gabinete Integrado de Gestão de Desastres.

Até o momento, a Polícia Civil confirmou 208 vítimas dos desastres do dilúvio que afetou o município no último dia 15/2. Desse total, 124 são mulheres, 84 homens e 40 menores de idade. Até o momento 191 foram identificados, 181 foram liberados para as funerárias e os demais, aguardam o comparecimento dos familiares no Instituto Médico Legal (IML).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).