Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Parque de Itaipava recebe Festival Indiano neste mês

De 19 a 22 de maio, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, recebe o I Festival de Vedanta e Autoconhecimento, um dos maiores eventos de espiritualidade e autoconhecimento do país com atividades gratuitas e pagas de yoga, meditação e outras práticas da tradição védica. Para participar do evento, as inscrições devem ser feitas neste site. No primeiro dia, a programação começa às 10h30, e nos demais dias, às 8h.

A iniciativa é do Instituto VishvaVidya, que há oito anos leva o nome de Petrópolis para o mundo através do estudo de Vedanta, em parceria com o Consulado Geral da Índia, com o apoio da Turispetro.

Além das práticas de yoga e meditação, o festival contará com inúmeras atividades como vedanta, música, dança, comidas típicas, artesanato, recreação infantil, cultura indígena. A maior parte da programação é gratuita, mas haverá algumas atividades pagas.

A cultura indiana é baseada nos Vedas, por isso também é conhecida como tradição védica. Os Vedas são um livro de conhecimento milenar espiritual, sem cunho religioso. É deles que surgiram inúmeros conhecimentos que hoje são populares no mundo como astrologia, yoga, ayurveda, entre outros. “Vedanta é o nome do conhecimento mais profundo dos Vedas que fala sobre a emancipação do ser humano, sobre a jornada de vida de uma pessoa em busca da felicidade. Traz ferramentas para uma transformação pessoal, o que está disponível para todos que têm a mente aberta para essa busca espiritual”, conta o professor Jonas Masetti, um dos embaixadores da Tradição Védica na América do Sul e fundador do Instituto VishvaVidya.

Além disso, o festival também tem o propósito de destacar a diversidade de conhecimentos, práticas e tradições dos povos originários de matrizes africana, brasileira, americana e da Índia. Vão ser apresentações e uma celebração da cultura ancestral de diversas civilizações. “A Mãe Índia estende sua mão à cultura ancestral indígena brasileira e também de outros povos, ajudando a expor seus valores e sua contribuição para a humanidade”, completou o professor Jonas.

A expectativa é que o festival receba oito mil pessoas nos quatro dias de evento. Além do espaço amplo e com uma localização central em Itaipava, o Parque Municipal também foi escolhido pela sua área verde, ideal para a realização das práticas. Uma tenda principal vai abrigar palestras, aulas e práticas com professores de várias partes do mundo como Índia e Portugal. Outras tendas menores também vão contar com programações paralelas e com culinária vegetariana indiana e brasileira, de forma que os visitantes possam passar o dia todo no evento.

Mais informações pelo Instagram @festivaldevedanta.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).