Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Evento que promove cultura indiana tem início no Parque de Itaipava

Nesta quinta-feira (19) teve início o 1º Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento, que acontece no Parque de Itaipava, até o dia 22 de maio.

Na ocasião, o prefeito Rubens Bomtempo manifestou a disposição da Prefeitura de apoiar a realização de novos eventos dedicados à cultura da Índia, como forma de fortalecer a condição de Petrópolis como destino do turismo espiritual e cultural.

O festival conta com mil participantes inscritos e público previsto de oito mil pessoas, nos quatro dias, pelo Instituto Vishva Vidya. De acordo com os organizadores, o evento deve injetar R$ 2 milhões na economia da cidade, por conta da hospedagem, alimentação e lazer dos inscritos e demais visitantes.

“Que este evento seja o início de uma caminhada de conexão entre Petrópolis e a cultura indiana”, disse o prefeito na cerimônia de abertura, depois de ter conversado com o cônsul-geral da Índia, Amir Kumar Mishra. Eles trataram de ideias como a realização, em Petrópolis, de exposição sobre Mahatma Gandhi, o líder da independência indiana, e de festivais de yoga e de cinema daquele país.

O cônsul indiano também defendeu futuras parcerias com a Prefeitura. “Brasil e Índia têm ótimas relações diplomáticas e econômicas; precisamos avançar nas relações envolvendo as pessoas, para sermos ainda mais fortes”, disse Mishra. Ele disse estar “lisonjeado” por ver a cultura indiana no centro de um grande evento em Petrópolis após o arrefecimento da pandemia de Covid-19.

O festival vai reunir diversas lideranças e nomes expoentes da cultura védica e de povos originários nacionais e internacionais, além de convidados especiais.

O segundo e terceiro dias estão mais voltados para a diversidade de culturas, conhecimentos e aprendizados. As atividades começam de manhã, com uma prática meditativa ancestral chamada Homma, feita pelos brahmanes da Índia. Depois tem prática de yoga e uma aula de Vedanta aberta a todos. Logo depois, será dado início às festividades com as apresentações culturais.

O Festival também celebra o aniversário de oito anos do Instituto Vishva Vidya em Petrópolis. “Serão momentos que tenho certeza que ficarão gravados no coração de todos”, finaliza o professor Jonas. Para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição entre em  http://festival.vedantalife.com/ ou no Instagram oficial do evento @festivaldevedanta.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).