Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
História

[Fotografias] Imagens mostram a construção da estrada Rio-Petrópolis

No dia 25 de agosto de 1928, o então presidente Washington Luís inaugurou o trecho entre o Rio e Petrópolis da atual BR-040. Marco na história do desenvolvimento do Brasil, foi construída numa época em que a frota fluminense de automóveis e caminhões se resumia a menos de 20 mil veículos e representou um desafio para a engenharia da época, com os seus seis viadutos.

Em 1931, tornou-se a primeira estrada asfaltada do país e, na subida da Serra, foram instaladas as primeiras placas de concreto. No início da década de 1960, o governo federal construiu a Estrada do Contorno (atual pista de descida), que liga Itaipava a Xerém, em Duque de Caxias.

Em 15 de junho de 1980, foi inaugurada a BR-040, substituindo a Estrada União Indústria, construída no século XIX pelo imperador Dom Pedro II.

Segundo informações da prefeitura de Petrópolis, a estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861 por dom Pedro II. Construída com a mão de obra de colonos alemães, a rodovia foi pavimentada pelo método Macadame – o piso é composto por pequenas pedras, comprimidas de forma a se encaixarem umas nas outras.

Ela foi considerada um grande marco na engenharia brasileira e foi também a primeira “concessionada” no Brasil. Na época, a estrada teve grande importância para o escoamento da produção cafeeira da região, uma vez que integrou e uniu o estado do Rio com o estado de Minas Gerais.

Com a construção da Rodovia BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Juiz de Fora, alguns trechos da estrada acabaram sendo absorvidos pela nova via.

Confira abaixo as fotos que foram doadas em 1938, pelo Dr. Sá Earp Filho (1884-1941), à biblioteca municipal de Petrópolis:

Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis
Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis
Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis
Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis
Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis
Foto: Arquivo Histórico de Petrópolis

*Com informações da Concer e Agência Brasil

9 Comentários

  1. Lindas fotos da Estrada. Refere-se a amtiga subida da serra que termina no bairro Alto da Serra ou é a atual estrada?♥ Fiquei na dúvida. Agradeço pelo esclarecimento.

  2. Hoje Petrópolis amarga lama e sujeira durante as chuvas somado a corrupção endêmica. Tudo isso fruto de políticos mal escolhidos pelo povo petropolitano. Temos vários exemplos como o Prefeito Bomtempo, Daniel Silveira, etc.
    Segue o “mar de lama”…

  3. Não teria sido o Barão de Mauá quem construiu a União Indústria?

    1. Olá,

      O Barão de Mauá inaugurou a primeira estrada de ferro brasileira, em 1854, ligando o Porto de Mauá à Raiz da Serra, que facilitou o acesso a Petrópolis, mas o trecho entre o Rio e Petrópolis só foi inaugurado alguns anos depois, em 1928, quando o presidente era o Washington Luis.

  4. Gostaria de apresentar essas fotos em minhas aulas para o ensino fundamental. Seria possível baixar?!
    Grata!!!

  5. Eu tenho um folder muito legal da inauguração dessa estrada! Se quiserem para publicar a foto dele me mande email.

  6. Fiquei com dúvida.
    Foi a primeira estrada asfaltada ou pavimentada?
    Afinal, não era concreto em toda a extensão?

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).