Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Ambiente

Projeto de Arborização planta mil árvores no Parque de Itaipava

De olho na preservação ambiental e na restauração da biodiversidade no município, a Secretaria de Meio Ambiente fez o plantio de mais de 23 mil árvores em 2023. As ações envolvem a arborização urbana feita em conjunto com a Comdep (1528 mudas); as iniciativas de educação ambiental (3939 mudas); plantios feitos a partir de termos de compromisso ambiental (15.639 mudas), os que foram realizados diretamente pela Secretaria (1385 mudas); e ainda uma parceria com o evento Rock The Mountain, que realizou a doação de mil unidades, totalizando assim, 23491 árvores plantadas no município no último ano.

Apenas no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, foram plantadas mil árvores no ano passado, advindas de termos de compromisso ambiental. E desde 2023, o Projeto de Arborização do parque está em andamento para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os visitantes. A restauração florestal está sendo executada em uma área de aproximadamente 3.250 m², abrangendo a porção sul do parque. Outros 2.900 m², que abrangem as áreas de piqueniques, serão alvo de um programa de enriquecimento florístico, e já receberam o plantio de 60 árvores.

O Parque ainda vai receber um bosque contemplativo de aproximadamente 9.000 m², onde serão plantadas árvores selecionadas para criar um ambiente tranquilo e propício à contemplação da natureza. A ciclovia também será mais arborizada para proporcionar sombra e conforto aos ciclistas que utilizam esse espaço. Além disso, as árvores ajudarão a reduzir a poluição sonora e melhorar a qualidade do ar na região. As margens dos pequenos lagos, que estão sendo dragados, também receberão arborização, que além da função paisagística servirão para proteger as suas margens.

No planejamento também está incluído o plantio de 20 árvores isoladas ao longo do parque, com objetivo de proporcionar sombra e criar pontos de destaque paisagístico. Elas terão em média 3 metros de altura.
“Temos a intenção de criar um ambiente mais verde, saudável e acolhedor para os visitantes, promovendo a preservação ambiental, o bem-estar da comunidade e o contato com a natureza”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

Atualmente, Petrópolis possui 21 unidades de conservação ambiental e abriga 46.975,68 hectares de áreas protegidas.

Entre as espécies de árvores escolhidas para o plantio estão Ipês, Sibipirunas, Grumixamas, Pitangueiras, entre outras. “Ao promovermos a regeneração de áreas degradadas, garantimos maior armazenagem de carbono, contribuindo para mitigar os efeitos do aquecimento global e melhorar o microclima local. O plantio serve ainda para a preservação da fauna local, pois algumas espécies de árvores, além de abrigo, também oferecem seus frutos e suas flores como alimento para diversos animais”, finaliza Muniz.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).