Concer: Bauernfest
Concer: Bauernfest
Turismo

Casa de Cláudio de Souza será reaberta à visitação nesta semana

Como parte da programação da 22ª Semana de Museus (que você confere aqui), a Casa de Cláudio de Souza será reaberta à visitação nesta quarta-feira (15), das 10h às 15h, com entrada franca.

Localizada na Praça de Liberdade – 247, a Casa de Cláudio de Souza foi construída no final do século XIX. Doada ao Museu Imperial em 1956 por dona Luísa Leite de Souza, viúva de Cláudio de Souza, hoje a instituição é uma seccional do MI.

Além da edificação, foram doados livros, fotografias e demais objetos do escritor. Tais peças estão expostas nos diversos cômodos da casa.

Cláudio Justiniano de Souza nasceu em 1876, em São Roque (SP). Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e retornou para São Paulo, onde clinicou e lecionou na Faculdade de Farmácia.

Membro fundador da Academia Paulista de Letras em 1909, abandonou definitivamente a medicina em 1913, passando a dedicar-se às viagens pelo mundo e à literatura. Escreveu inúmeras peças teatrais, artigos e textos científicos. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1924, ocupou a cadeira de número 29. Presidiu a ABL por duas vezes, em 1938 e 1946.

A casa recebe atividades culturais e abriga as sedes do Instituto Histórico de Petrópolis, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Petropolitana de Educação. Atrai visitantes que buscam apreciar suas belezas arquitetônicas, como os tetos decorados com pinturas artísticas e os azulejos portugueses.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).