Concer: Bauernfest
Concer: Bauernfest
Saúde

Espaço do Serviço de Psiquiatria é inaugurado no Ambulatório Escola

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) inauguraram o espaço do Serviço de Psiquiatria do Ambulatório Escola, que faz parte do complexo de saúde mental do AMBE. O ambulatório, que funciona na Rua Hyvio Naliato, nº 899, em Cascatinha, é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece atendimentos gratuitos, realizados a partir do encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação do Município.

A diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, explica que o investimento da instituição nessa área é fruto de um processo de amadurecimento do pensar na formação do médico. “A população precisa de um espaço que ofereça serviço de qualidade em saúde mental. As estatísticas revelam que a questão dos transtornos mentais se apresenta desde a camada menos favorecida socialmente até os grandes executivos e líderes, que são submetidos a muito estresse. Então, as condições humanas estão apontando para a necessidade do cuidado com a pessoa. Contamos com uma equipe empenhada em desenvolver o serviço de psiquiatria e um currículo que abraça essa tendência. Já estamos inclusive trabalhando em um projeto para ofertarmos também Residência nessa área”, pontua.

No novo espaço, preceptores e alunos da UNIFASE/FMP terão acesso a dois Centros de Estudos, que funcionarão integrados às salas de atendimentos para capacitação em tempo real durante o período de estágio. Além disso, os acadêmicos terão à disposição o novo Laboratório de Pesquisa em Neurociências e Saúde Mental, iniciativa importante na formação médica, que possibilita a vivência do método científico aplicado ao aperfeiçoamento do pensamento crítico, da capacitação para a solução dos problemas dentro das neurociências e para a geração de conhecimento. “Esse é mais um passo importante na concepção dos objetivos da Fundação de oferecer educação de qualidade, primordialmente na área da saúde, mas servindo à população de Petrópolis”, frisa o presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP, Jorge Dáu.

Coordenador do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, o médico e professor Paulo Sá lembra que, com a reforma curricular do curso de Medicina da FMP, houve ampliação da carga horária das disciplinas relacionadas à saúde mental ao longo do curso. “Essa foi uma decisão institucional baseada no entendimento de que é uma área de grande importância mundial. Hoje, o Ambulatório Escola entrega esse espaço para garantir o estágio supervisionado dos alunos, mas também em sinal de respeito às pessoas que passam por alguma questão de saúde mental e que serão melhor atendidas aqui. Importante ressaltar que em meio à crise climática, a saúde mental de todos fica abalada e, portanto, é fundamental olharmos com cuidado para esses fenômenos e suas consequências nos indivíduos e coletivos”, destaca.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental. “O último atlas de saúde mental da OMS, publicado em 2021, revelou uma falha mundial em oferecer serviços de saúde mental, havendo um franco déficit de investimento nessa área. Então, a UNIFASE e a FMP saem à frente investindo e modernizando o seu eixo da saúde mental, efetivando o compromisso com o tripé da assistência, ensino e pesquisa. Ampliamos o número de professores, trazendo inclusive renomados psiquiatras do Rio de Janeiro para fazer parte do nosso corpo docente. Também contratamos ex-alunos, agora psiquiatras, para compor uma equipe com forte tradição em uma psiquiatria de qualidade, onde o legado de conhecimento e prática dentro da psiquiatria é transmitido de uma geração para a outra. Esses profissionais têm uma forte conexão com a instituição e uma compreensão única das necessidades dos alunos, pois já passaram pelo mesmo programa de ensino”, finaliza o médico psiquiatra Dr. Thiago Coronato, professor e Coordenador das disciplinas e do Internato de Saúde Mental e Psiquiatria da UNIFASE/FMP.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).