Concer: Bauernfest
Concer: Bauernfest
Saúde

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta semana

No dia 3 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde lança a campanha de vacinação contra a poliomielite. O “Dia D” de mobilização está marcado para 8 de junho, e a campanha se estenderá até o dia 14.

As vacinas estarão disponíveis nas 15 salas de vacinação do município. No “Dia D”, outras duas unidades de saúde – PSFs Castelo São Manoel e Castrioto – também estarão abertas para facilitar o acesso da população à imunização. Nesta data, um posto de imunização será montado no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra.

A campanha tem como objetivo vacinar crianças que estão em atraso com o esquema da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) e intensificar a vacinação com a vacina oral (VOP). Esta será a última campanha que utilizará a VOP, popularmente conhecida como a “gotinha”, marcando um momento histórico de transição para que em 2025 o reforço seja feito apenas com a vacina VIP.

A vacina VOP será administrada a todas as crianças a partir de um ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias que já tenham recebido as três doses da VIP. Essa estratégia visa garantir uma proteção abrangente e reforçada contra a poliomielite, uma doença grave que pode causar paralisia permanente.

Thayene Varela, chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, reforçou a importância do envolvimento dos pais e responsáveis. “Todos os responsáveis de crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem separar o cartão de vacina e o CPF e, a partir do dia 3 de junho, procurar uma das quinze salas de vacinação para imunizar suas crianças. Esta campanha marca um momento histórico na transição para a utilização exclusiva da vacina VIP em 2025, e cada dose aplicada é fundamental para a saúde de nossos pequenos”, destacou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).