Concer: Bauernfest
Concer: Bauernfest
Cidade

Centro Cultural recebe exposição da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Tendo como inspiração uma metáfora cósmica do filósofo grego Heráclito, sobre o inexorável dinamismo do tempo, ensaio expositivo “Tempo Suspenso” será inaugurado neste sábado (08/06), às 14h, no Centro Cultural da UNIFASE, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 1003. A entrada é gratuita.

A mostra revela as obras de artistas e alunos que frequentam os cursos “Poéticas Expositiva” e “Da curadoria à Expografia”, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, ministrados por Sonia Salcedo del Castillo, que assina a orientação curatorial da exposição na UNIFASE.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural da UNIFASE recebe esse exercício colaborativo de criação, onde as turmas dialogam com artistas petropolitanos tanto na exibição de trabalhos, como na realização de conversas com convidados, que contam com a inclusão do público. A mostra é uma coletânea de trabalhos de nove artistas, que abrangem pinturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações.

Na abertura da exposição, os participantes farão uma visita guiada, às 14h, com a instalação performática “Mudanças” de Gustavo Assis. Em seguida, às 15h, uma ação performática “Pré-Pó” da artista Clarice Rito, um videoarte de cunho sócio-ecológico, que une um registro da performance homônima a um recorte da fala de Ailton Krenak, do vídeo “2023 vai ser o que você fizer”, será apresentada ao público.

“O trabalho é uma crítica ao modus vivendi estabelecido nos grandes centros urbanos, à aparentemente irrefreável cadeia ‘produção-consumo-descarte’ e ao padrão de vida – produtivista, imediatista e individualista – que vivemos nesta era do antropoceno/capitaloceno”, explica Clarice.

Às 16 horas, para encerrar a programação de abertura, haverá uma roda de conversa sobre a exposição, no auditório da UNIFASE. A mostra ficará em cartaz até o dia 27 de julho de 2024.

Serviço

Endereço: Centro Cultural da UNIFASE- Av Barão do Rio Branco, 1003
Abertura: 08/06/24 (sábado), das 14h às 17h.
Visitação até o dia 27/07, de segunda a sexta-feira, 10h às 21h; e sábados, 8h às 16h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).