Foto: Estação Meio da Serra, em 1890. Acervo de Marcelo Lordeiro
Há muitos anos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) preparou um estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Petrópolis, visando a reativação da E.F. Príncipe do Grão Pará.
Ao questionarmos a prefeitura sobre o andamento do projeto, a Fundação de Cultura e Turismo informou que já foi feito um estudo de viabilidade para a concepção do mesmo. O município aguarda que o Ministério das Cidades abra inscrições para a apresentação do pré-projeto, o que permitirá a captação de recursos. A reativação da Estrada de Ferro Grão Pará também está sendo discutida dentro do Plano de Mobilidade Urbana.
Sobre a Estrada de Ferro Grão Pará
Inaugurada em fevereiro de 1883, a linha que ligava o Centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos distintos. O trecho que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomirim) foi construído em 1854, pelo Barão de Mauá. Já o prolongamento até Petrópolis, chegando ao Alto da Serra, numa altitude de 855 metros, foi feito em 1883. Já em 1886, os trilhos atingiram Areal e São José do Vale do Rio Preto. Quatro anos depois, a linha foi estendida até Três Rios.
Segundo informações do site Estações Ferroviárias, da estação de Petrópolis, nada mais restou, exceto as coberturas das plataformas, mantidas para a estação rodoviária que ali se construiu, depois que a ferrovia foi desativada em 5 de novembro de 1964.
As fotos abaixo também estão disponíveis no site Estações Ferroviárias, onde se encontram mais detalhes sobre a história da Estação:
O melhor seria.vcs chamarem o autor desse projeto pr maiores esclarecimentos.sr Antonio Carlos D. Pastori.., que, por um acaso é meu irmao..