Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Palácio Rio Negro volta a receber visitantes

Visitação terá início no dia 28. (Foto: Nathália Pandeló)
Visitação terá início no dia 28. (Foto: Nathália Pandeló)

Petrópolis recebeu o carinhoso apelido de Cidade Imperial, e não foi à toa: uma das residências da Coroa portuguesa, a cidade coleciona símbolos do Império – entre eles as casas do Barão de Mauá e da Princesa Isabel e, é claro, o Museu Imperial.

No entanto, há um importante imóvel no coração do Centro Histórico, que por muitos anos foi esquecido na rota de turismo de Petrópolis. O Palácio Rio Negro, residência presencial desde 1903, podia ser apreciado apenas por detrás das grades que separam os curiosos do belo jardim e da casa de veraneio do líder da nação.

Petropolitanos e turistas poderão, em breve, descobrir o que atraía Getúlio Vargas quase todos os anos para a mansão, ver de perto onde dormiu o presidente Lula em 2008 ou admirar uma galeria com quadros dos presidentes que se hospedaram na casa: a partir do próximo dia 28, o Palácio Rio Negro reabrirá suas portas para visitação.

Esta não é a primeira vez que a residência republicana receberá visitantes. Entre março e dezembro de 2009, quando o Palácio abriu aos sábados, domingos e feriados, uma média de 200 pessoas visitava o local por dia. As fortes chuvas de verão, porém, inviabilizaram a visitação, danificando, principalmente, o telhado e provocando vazamentos.

Para receber os visitantes de forma segura, foi feita uma rigorosa obra de contenção de encostas, além de reformas na parte hidráulica do Palácio e obras emergenciais em seu telhado.  Pela primeira vez, será permitido visitar os dois andares do imóvel.

A expectativa é de atrair dezenas de milhares de turistas, estudantes e petropolitanos anualmente. “Se mantivermos a mesma proporção de visitação diária, aproximadamente 4.000 pessoas devem passar por aqui todos os meses”, avalia Aluysio Robalinho, administrador responsável pelo Palácio.

Foi a possibilidade de proporcionar um tour educativo complementar, do Império à República, que motivou a reabertura. “Consideramos que esse imóvel histórico, que tem uma importância enorme para a cidade de Petrópolis, como um ícone republicano na Cidade Imperial, não poderia ficar fechado mais tempo”, analisa Robalinho, destacando a arquitetura do imóvel e a beleza de seus pisos como alguns dos atrativos da bela edificação.

A visitação ao Palácio Rio Negro acontecerá de terça-feira a sábado e feriados, de 10h às 17h. A entrada é franca. Escolas que desejarem agendar visitas em grupos, devem entrar em contato através dos telefones (24) 2246-2378 e 2246-2423.

O Palácio Rio Negro é residência oficial de verão do presidente desde 1903. (Foto: Nathália Pandeló)

Conheça o Palácio

O Palácio Rio Negro foi contruído em 1889 por Manoel Gomes de Carvalho, o Barão do Rio Negro, produtor de café. Com a Revolta Armada em Niterói, em 1893, Petrópolis foi elevada ao posto de capital provisória do Estado e, após a emigração do Barão para a França, seus descendentes venderam a propriedade ao Estado do Rio de Janeiro, tornando-se residência oficial do governante em 1896.

Apenas em 1903 o Palácio Rio Negro foi incorporado ao Governo Federal, passando a ser, a partir da gestão de Rodrigues Alves, a residência de verão do Presidente da República. Desde então, catorze presidentes já se instalaram em suas dependências.

No entanto, o Ministério do Exército se apossou do Palácio durante o governo de Ernesto Geisel e a mansão passou a ser a residência do comandante da Primeira Brigada de Infantaria Motorizada. Apenas no seu centenário como propriedade governamental, em 1996, o Palácio voltou a seu antigo posto, recebendo o então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Serviço
Palácio Rio Negro

Av. Koeler, 255 – Centro
Telefones: (24) 2246-2378 / 2246-2423
Visitação: de terça a sábado e feriados, de 10h às 17h
Entrada: Gratuita

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).