Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
AmbienteCidade

Medidas preventivas ajudam a evitar acidentes no período de chuvas

O verão é conhecido como a estação de fortes chuvas e a cidade de Petrópolis sempre é prejudicada neste período. Nesta época é importante redobrar a atenção com encostas, lixos, deslizamentos de terra e locais de risco em geral, de forma a evitar grandes acidentes como os que aconteceram em 2007 no distrito da Posse e em Itaipava há dois anos.

Durante as chuvas de 2007, a Posse foi a área mais castigada da cidade. O desabamento de casas, no bairro Nossa Senhora de Fátima, causou a morte de duas crianças e até hoje moradores temem a queda de mais barreiras quando começa a chover muito. Ana Fita de Melo, ex-moradora do local, conta que na época todas as casas foram condenadas e que corria o risco do bairro inteiro desmoronar, o medo quando chovia era tanto que ela resolveu mudar de lá e acrescenta: “Ficamos sem luz, sem telefone, alguns moradores foram para casa de parentes, outros se abrigaram no CIEP Gabriela Mistral, na Posse”, explica.

Já em 2008, a região de Itaipava, no trecho que envolve Benfica, Madame Machado e o Cuiabá, ficou completamente alagada, a água do rio atingiu diversas casas e os moradores perderam a maioria dos seus pertences. As chuvas geraram deslizamentos de terra que mataram nove pessoas. Patrícia de Sá, de 23 anos, mora em Benfica e na ocasião perdeu tudo o que tinha. A água chegou a atingir 1m e 80 cm.  Ela diz que foi tudo muito rápido, a água começou a subir e de repente houve um grande barulho que derrubou o muro da sua residência. “Eu e minha mãe saímos correndo, mas meu pai ficou preso dentro de casa, chegamos a achar que ele tinha morrido, mas felizmente ele conseguiu se salvar”, esclarece a jovem.

Para evitar acidentes como estes é necessário medidas preventivas. O secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Moreira Peixoto diz que é importante a população estar preparada para os desastres naturais assim como para os que são provocados pelo próprio homem, que constrói em lugares irregulares, jogam lixos em encostas, desmatam, entre outras coisas. “Em Petrópolis, chuvas de 60 a 80 mm já são suficientes para causar acidentes e por isso as pessoas devem estar atentas”, alertou.

De acordo com o secretário, uma das soluções para diminuir a quantidade de acidentes é conscientizar a população para que não faça construções de forma desordenada.  Peixoto ressalta ainda que ao fazer uma obra em local de risco, o morador deve procurar um técnico da secretaria de obras. O serviço de orientação é gratuito e evita futuros problemas. “Outras medidas importantes são em relação ao lixo que não pode ser despejado em qualquer lugar e sim nas lixeiras próximas e, a retirada das bananeiras porque elas depositam água no solo, encharcando-o”, encerra Peixoto.

Um Comentário

  1. Desde que eu me entendo por gente a prefeitura sempre foi omisa,se constroi de qualquer jeito seja nas encostas ou nos rios e ninguem fala nada.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).