Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeEspeciais

Série Brejal: Projeto Eco-Rural cai no esquecimento

 

Foto: Aline Rickly

O “Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal” foi criado em 2002 pela Prefeitura de Petrópolis e por um grupo de moradores do local. A iniciativa do projeto tinha como finalidade atender aos produtores rurais da área, além das fazendas, restaurantes e pousadas instalados no local.

Segundo, Fernando Amorin, no início com os apoios recebidos os pontos turísticos tiveram cerca de mil visitações por ano, atualmente, chegam a trezentas, sendo meses de maior movimento fevereiro e maio. Janeiro, não há visitações devido às fortes chuvas e queda de barreiras no local, nos outros meses o movimento é estável com cerca de 20 a 25 pessoas por mês.

Para Magda do restaurante Provence uma das coisas que atrapalharam o projeto foi a fazenda Três Vales que fica no Rio Bonito, próximo ao Brejal, ter entrado no Circuito, pois, desviava totalmente os visitantes e quando eles voltavam para a rota do Caminhos do Brejal já estavam cansados e não tinha mais interesse em visitar os outros pontos.

Muitos dos pontos turísticos saíram do circuito após o esquecimento dele por parte da prefeitura, mas continuam abertos à visitações, pois, agora os próprios produtores criaram o Brejal Tur que tem basicamente os mesmos interesses do Caminhos do Brejal. O sítio Pirajú, Restaurante Provence, Haras Massangana, Trutas do Firmeza e mais alguns pontos, são membros deste novo projeto.

“O projeto é bom, traz resultados, mas tem que ser decente”

Reativação do Circuito

Segundo Fernando Amorim ouve-se muito dizer que o circuito será reativado por parte do governo municipal, mas o morador já não acredita mais. “O projeto é bom, traz resultados, mas tem que ser decente”, ressalta Fernando.

“O Circuito Eco-Rural de Turismo foi criado não só para incrementar o turismo rural como principalmente para dar um novo impulso às atividades sócio econômicas da região”, destaca Maristela Lanari.

O morador conta ainda que a prefeitura iniciou o projeto, asfaltou a estrada facilitando a vinda de turistas, financiou as placas de sinalização ao longo da rodovia, mas o ex-prefeito da cidade nunca visitou o local.

Joaquim Nabuco acredita que a Prefeitura irá retomar os objetivos do Circuito. “Recebemos muitas visitas. Vamos receber, por exemplo, um grupo da Nova Zelândia. As visitas devem aumentar por causa da reativação do Circuito do Brejal”, comentou Joaquim Nabuco, do restaurante Provence.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).