Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
História

O refúgio do poeta da paixão

“Pobre menina tão rica / Que triste você fica se vê / Um passarinho em liberdade / Indo e vindo à vontade, na tarde”, você provavelmente conhece essa música. O que você provavelmente não sabe é que Carlos Lyra a escreveu aqui em parceria com Vinícius de Moraes.

Vinícius possuía uma casa na cidade, cercada de verde localizada no começo da avenida Barão do Rio Branco, onde buscava inspiração, recebia seus amigos e, muitas vezes, aproveitava a calma de Petrópolis para produzir suas mais belas obras como a canção “Primavera” e “Apelo”, também compostas em parceria com Carlos Lyra.

“É, mas aqui no Rio de Janeiro, neste mundanal ruído, eu não consigo escrever, não. Mas se, em contrapartida, nos mandamos pra casa de minha quarta mulher lá em Petrópolis, a gente mata essa comedinha em uma semana!”, disse Vinícius para Lyra, e assim a dupla veio para cá e compuseram “Pobre Menina Rica” na casa de sua mulher, Lucinha Proença.

Vinícius e Lúcia se casaram em 1957, depois de oito meses escondendo o romance, já que ambos eram casados. A relação durou até 1963 e ela foi a musa inspiradora do poema “Teu nome”.

Outros grandes nomes também frequentaram a casa do casal em Petrópolis, como Baden Pawell, Edu Lobo, Dori Caymmi, Wanda Sá, Marcos Valle e Francis Hime, com quem gravou “Sem mais adeus”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).