Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Chuvas: desalojados e desabrigados podem chegar a mil

Vale do Cuiabá foi uma das áreas mais afetadas pela chuva (Foto: Matheus Quintal/Ascom Prefeitura de Petrópolis)

 

Equipes da Defesa Civil de Petrópolis continuam nas regiões do Vale do Cuiabá, Madame Machado, Gentio e Estrada das Arcas, em Itaipava, e também na localidade do Brejal, no distrito da Posse. De acordo com o portal G1, o número de mortos em Petrópolis já chega a 34, embora a Defesa Civil tenha confirmado apenas 18 vítimas em seu último boletim nesta quarta-feira (12). 

Durante a madrugada, choveu cerca de 134 milímetros na região dos distritos. Além disso, a água que desceu de Teresópolis fez com que o nível do Rio Santo Antônio subisse mais de dois metros além de seu nível normal. 

Acompanhado do coordenador do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, o prefeito Paulo Mustrangi esteve na região desde as 7h, acompanhando a situação caótica de alagamentos e deslizamentos. “Estou impressionado. O que aconteceu aqui esta madrugada foi pior que o ocorrido em 2008. Não sobrou nada. Todas as casas foram atingidas. A Defesa Civil está tendo dificuldades de localizar desaparecidos, que podem ter sido arrastados pelas águas. O Governador Sérgio Cabral já destacou uma equipe, que está aqui em Petrópolis, acompanhando nosso trabalho e verificando nossas necessidades. O Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra sobrevoou a região agora no final da tarde. O secretário de Meio Ambiente do estado, Carlos Minc, também esteve aqui em Itaipava à tarde. Todos os integrantes dos governos municipal, estadual e federal estão focados nesta tragédia que tomou conta de nossa Região Serrana”, declarou. 

A limpeza das ruas e retirada de barreiras em Itaipava estão sendo realizadas por mais de 200 integrantes de equipes da Comdep, Secretaria de Obras e CPTrans no centro de Itaipava, que estava alagado, já foi limpo e o trânsito voltou ao normal. No entanto, As regiões do Vale do Cuiabá, Estrada das Arcas, Madame Machado e Brejal ainda apresentam vários pontos interditados. 

Escolas da rede municipal de ensino em Itaipava estão sendo utilizadas como abrigos para receber os moradores desalojados. De acordo com números extra-oficiais, estima-se que mais de mil pessoas estejam desalojadas ou desabrigadas em toda a região dos distritos. 

A Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (Setrac) montou dois postos para coleta de água, colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal na região de Itaipava:  um na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; e outro na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas. Um novo posto foi montado na sede da Secretaria (Rua Aureliano Coutinho, número 81).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).