Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Colunas

[Acontece na Fotografia] A câmera que carregamos

Geralmente não lembramos da câmera que carregamos. Ela foi possivelmente a inspiração para as que se vendem no comércio.

O sistema de captura de imagem usado nas câmeras tem muito com a nossa Iris (diafragma) e com a pálpebra (obturador) e nossa memória (cartão de dados). Os equipamentos que adquirimos no mercado tem exatamente esses controles.

O diafragma representado na literatura técnica pela letra “f” varia de forma inversa a seu tamanho com a numeração, pois é calculado por uma relação matemática entre o diâmetro da lente e a extensão do seu invólucro, geralmente são os números 3,5 – 5,6 – 8, Câmeras profissionais possuem mais opções.

O Obturador ao contrário da pálpebra, que está “ normalmente aberta”, fica “normalmente fechado”, abrindo por uma fração de segundo tempo necessário para a captura da luz emitida pelo assunto. Seus números podem variar desde segundos inteiros até frações do segundo extremamente rápidas,

Algumas representações  são, 1seg…1/15…1/60… 1/250…1/8000 e outras  variações de acordo com cada equipamento.

Para que a luz chegue corretamente no sensor que converte a luz em sinal digital as câmeras carregam em seu interior um fotômetro capaz de medir a luz da cena que está diante da lente para ser capturada. Ele é programado para uma grandeza de sensibilidade da luz conhecida por ISO, que define a sensibilidade do material sensível a luz. As câmeras digitais possuem um sistema de trabalho em que o  ISO governa o sistema de admissão e controle da luz.

Agora vc já sabe para que servem aquêles números que estão aí na sua câmera mãos a obra e faça Acontecer a Fotografia.

Um abraço e até a próxima!

Pregal

Moisés Pregal é repórter fotográfico e professor universitário. Atualmente, ministra cursos no Senac e na Graph-it. Em sua carreira passou por grandes jornais, como O Dia onde ficou por 12 anos.  Na Tribuna de Petrópolis, ele trabalhou 9 anos e ficou 4  na Revista Veja e Veja Rio. Além disso, o repórter fotográfico já teve fotos publicadas no Correio Brasiliense, Zero Hora RS e jornal O Globo.

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).