Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Colunas

[Na Mente de um Strudel] Bem-vindos ao futuro

por Rafael Studart

Bem-vindos ao futuro. Nele, vocês serão agraciados com várias benesses tecnológicas: uma rede que conecta tudo e todos desse planeta; um sistema de satélites que mapeia toda a superfície da Terra; aplicativos com reconhecimento facial; e muito mais.

Bem-vindos ao futuro. Nele, vocês terão mais dificuldade para mentir. As oportunidades tecnológicas que se apresentam para nós aumentam bastante o grau de complexidade das nossas mentiras. Estamos criando uma nação de pessoas mais verdadeiras à força, ou uma nação de super mentirosos, já que é a sobrevivência dos mais adaptados que conta.

Vamos ver alguns exemplos de como anda difícil mentir por aí:

1- “Chefe, vou me atrasar porque estou num baita engarrafamento aqui na Av. Brasil!”

MENTIRA! Basta conferir no Google Maps ou no Waze para saber que o trânsito flui suavemente.

ADAPTAÇÃO! Pesquisar antes onde há engarrafamento e dizer que você está lá. O difícil é justificar caso o local não faça parte de sua rota.

2- “Amor, tô meio mal hoje. Prefiro ficar em casa. Amanhã a gente se vê!”

MENTIRA! Alguém postou uma foto com você na pelada de sexta e o Facebook te marcou. Ou alguém marcou @você no Instagram ou no Twitter sem te avisar.

ADAPTAÇÃO! Aumentar todos os níveis de privacidade do Facebook para não permitir marcação. Mas lembre-se que isso é apenas um paliativo, já que a sua foto ainda estará lá. O mais próximo de uma solução permanente é se esconder quando forem tirar fotos, procurar por qualquer @seunome e convencer a pessoa a removê-lo do post a tempo.

3- “Nem peguei no celular, por isso não vi sua mensagem.”

MENTIRA! Nos dias de hoje isso seria equivalente a falar “Nem respirei.”

ADAPTAÇÃO! Compre um celular muito velho e tente parecer avesso às tecnologias. Mas se tiver smartphone, em especial o WhatsApp, cuidado! Basta entrar por um segundo que vai aparecer lá: “Online”! Então, se quiser parecer que não pegou no celular, ou que não viu aquela ligação na hora, evite esses aplicativos que denunciam sua presença. E isso vale pra curtidas, visualizações de mensagens e postagens de maneira geral (Ééé Facebook, eu tô falando com você mesmo!).

4- “Não tava no apartamento na hora que você interfonou.”

MENTIRA! Um drone de 500 reais controlado por celular com uma câmera acoplada pode ficar planando por 38 minutos perto da sua janela, ou varanda, para tentar detectar sua presença.

ADAPTAÇÃO! Se a pessoa deixou o drone planando antes de interfonar, não há o que fazer, você terá que ser verdadeiro. A menos, é claro, que haja um irmão gêmeo na jogada, o quê, aliás, resolveria o problema 2 também.

Deixarei o Google Glass e todas as suas implicações para uma próxima, até para não me alongar muito. Mas o que importa é que, assim como o cinema, a mentira ganhou uma nova dimensão e, independente de gostarmos disso, ela veio pra ficar.

studartRafael Studart é comediante, roteirista e professor universitário de física. Mestre pela COPPE/UFRJ, costuma tentar algo novo com uma certa frequência. Se quiser falar sobre relacionamento e sexo com ele, pode pará-lo na rua. Facebook: http://www.facebook.com/studart7

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).