Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Abaixo assinado para diminuir o valor da Contribuição de Iluminação Pública é realizado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (9), no calçadão do Cenip, das 9h às 16h, serão recolhidas assinaturas para um abaixo-assinado que visa diminuir o valor da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Segundo os organizadores do movimento, a CIP de Petrópolis seria uma das mais caras do Brasil, maior que as cobradas em cidades como São Paulo e Curitiba, por exemplo. Eles também questionam a falta de transparência na forma como é calculada a CIP e na aplicação dos recursos arrecadados. O movimento, que surgiu no blog do Eduardo Ferreira, foi encampado também pelo vereador Anderson Juliano, que realizou um estudo sobre o tema e propõe um novo cálculo para o imposto.

Recentemente, a colocação de 111 pontos de luz na Praça da Liberdade, e 66 postes na Praça de Nogueira, enquanto diversas localidades da cidade e dos distritos permanecem sem iluminação pública, colaborou para aumentar a insatisfação da sociedade com a cobrança do tributo.

falta de iluminaçãoLocalidades como Rio da Cidade, na BR-040, e a Avenida Presidente Kennedy (em frente ao Senac), por exemplo, ainda sofrem com a falta de iluminação pública. “Alguns postes estão com as lâmpadas queimadas, o que deixa a rua um breu total, tornando o local perigoso. Muitas pessoas estacionam ali para irem para o curso e outros lugares próximos. Também já tiveram alguns casos de carros roubados ou arrombados no local. Sem iluminação vai ficar mais fácil de acontecer algo do tipo”, analisa Vivi Menna Barreto, que passa pelo local frequentemente.

Para o vereador Anderson Juliano, a participação popular é muito importante, pois é preciso um grande número de assinaturas para viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular.

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).