Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Google anuncia fim do Orkut

Para a tristeza de seis milhões de usuários brasileiros que ainda hoje utilizam o Orkut, o Google anunciou nesta semana que a rede será desativada em 30 de setembro de 2014. Desde 30 de junho, não é mais possível abrir novas contas no serviço.

A gigante de buscas afirma que o Orkut deixou de ser relevante, sendo deixado para trás por outras plataformas mais modernas. “Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo”, comenta o diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher.

Apesar da empresa não citar o Facebook, por razões óbvias, é inegável que a ascensão da empresa de Mark Mark Zuckerberg foi uma das principais razões para a queda do Orkut.

Lançado em 24 de janeiro de 2004, o Orkut foi criado pelo engenheiro de software Orkut Büyükkökten, que dá nome ao site, enquanto trabalhava no Google. O Brasil e a Índia foram os países que registraram o maior número de usuários no site de relacionamento. O Orkut, inclusive, foi a porta de entrada à internet para muitos brasileiros.

Horas após o anúncio do fim da rede social, uma petição foi criada no Avaaz por um brasileiro. Até agora, a campanha já conta com mais de 50 mil assinaturas. “O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. Atualmente, o site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos. Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut, mas, se isso não for possível, pedimos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades”, afirma a petição.

Confira abaixo a nota oficial de despedida do Orkut escrita pelo Diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher, que foi publicada no blog oficial da empresa no Brasil.

“Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).