Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Estação de Tratamento de Esgotos de Corrêas começa a ser construída

Dando continuidade ao Plano de Despoluição das Bacias Hidrográficas do Município, a Águas do Imperador está construindo a Estação de Tratamento de Esgotos de Corrêas, que vai tratar 1,2 milhão de litros de esgotos por dia e beneficiar 15 mil moradores de Corrêas e arredores, como Glória e Castelo de São Manoel, incluindo o Hospital Alcides Carneiro.

A estação entrará em operação ainda no segundo semestre de 2014, e na primeira fase da obra, já concluída, foi realizada a fundação e concretagem da base dos filtros. Atualmente está sendo implantado o tanque de tratamento, com aproximadamente oito metros de altura. Para aduzir os esgotos da região para a ETE Corrêas, será construída, possivelmente na Praça de Corrêas, uma elevatória, totalmente enterrada, assim como a da Praça dos Expedicionários, no Centro Histórico. Nesse equipamento já ocorre um pré-tratamento composto por gradeamento e caixa de areia.

Foram instalados 2,4 km de redes coletoras de esgoto na Estrada Mineira (altura do bairro da Glória) até o Centro de Corrêas, incluindo o Hospital Alcides Carneiro. Ainda vão ser instalados 8 km  de redes no Castelo São Manoel e outros 2 km na entrada da Praça de Corrêas até a localidade de Samambaia, totalizando quase 13 km de tubulações.

Além da despoluição do rio, a unidade ainda vai levar outro benefício ambiental para Corrêas: no entorno da Estação, em uma área de dois mil metros quadrados, serão plantadas 600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo ipês, árvores frutíferas e espécies resistentes a alagamentos.

A ETE Corrêas é uma estação de porte médio, assim como a ETE Posse, que junto com outras 25 unidades de tratamento de esgotos, incluindo os biodigestores e o biossistema do Carangola, tratam 80% dos esgotos urbanos.

“Há algum tempo, estamos empenhados no saneamento dos distritos, regiões para onde a cidade tem  possibilidade de crescer com planejamento. A Posse foi o primeiro distrito a receber tratamento de esgotos, com a implantação da ETE Posse e do Biodigestor do Córrego Grande. Depois de Corrêas serão construídas estações de tratamento em Nogueira e Itaipava” , afirmou Marcio Salles, diretor de Águas do Imperador.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).