Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Festival de Bandas Marciais reúne 550 estudantes neste sábado

A 6ª edição do Festival de Bandas Marciais acontece neste sábado (23) e promete reunir cerca de 550 estudantes na Câmara de Vereadores. O evento promovido pela casa legislativa e pela Associação Petropolitana de Bandas Marciais (APEBAN) tem início às 17h, na Praça Visconde de Mauá – em frente ao Palácio Amarelo.

Desde que foi criado pela Câmara, em 2009, o festival vem contribuindo para a integração de músicos de escolas públicas e particulares. Os principais objetivos do evento são desenvolver talentos e estimular o gosto pela música nos estudantes.  “Estudos mostram os benefícios da música para a saúde de pessoas de todas as idades. Para as crianças e jovens, o aprendizado nas bandas contribui para o desenvolvimento da disciplina e da concentração, o que reflete no aprendizado e no desempenho escolar. Temos que fomentar isso”, frisa o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

Ao todo, 12 bandas participam do festival neste ano. Cada uma delas tem 15 minutos para fazer sua apresentação.  “A experiência vem mostrando que os estudantes que se envolvem com a música, desenvolvem mais responsabilidade, disciplina e autoestima. Eles têm melhor postura. Observamos que 90% dos integrantes das bandas não fumam e não bebem, por exemplo. A iniciativa da Câmara de Vereadores vem contribuindo pra isso ”, considera a fundadora e presidente da APEBAN, Eliane Reynald Soares, que há 18 anos fundou também a Banda Imperial Petrópolis.

O integrante da APEBAN, Robson Mello, lembra que a livre escolha da apresentação musical contribui para a diversidade do evento. Isso permite que ele fique mais interessante para o público.  “As bandas marciais têm uma dinâmica diferente para este evento. O festival é a oportunidade delas fazerem  apresentações diferentes, com estilos que vão desde o clássico ao MPB, Pop, Rock, enfim, cada banda cria a apresentação de acordo com seu estilo. Isso enriquece e torna o evento mais interessante”, diz Robson Mello.

A Associação de Bandas lembra que a integração entre os jovens músicos aumentou desde que  o festival foi criado. “Hoje os integrantes participam de uma reunião mensal onde podem trocar experiências e demandas. Eles acabam se ajudando e incentivando. Desta integração dos componentes surgem, por exemplo, convites para apresentações”, avalia Eliane, lembrando que os encontros acontecem toda segunda quarta-feira de cada mês.

Após o festival de bandas, haverá apresentação do espetáculo “Petrópolis de todos os tempos”. O filme – com efeitos 3-D – projetado na fachada do Palácio Amarelo reconta a história de Petrópolis, desde a chegada da família Imperial até os dias de hoje.

Em caso de chuva, o Festival de Bandas Marciais acontece na quadra do Colégio São José, na Rua Montecaseros, 240, no Centro. Já a apresentação do espetáculo “Petrópolis de todos os tempos” é transferida para o dia seguinte.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).