Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Município estuda projeto para reativação da Estrada de Ferro Grão Pará

Foto: Estação Meio da Serra, em 1890. Acervo de Marcelo Lordeiro

Há muitos anos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) preparou um estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Petrópolis, visando a reativação da E.F. Príncipe do Grão Pará.

Ao questionarmos a prefeitura sobre o andamento do projeto, a Fundação de Cultura e Turismo informou que já foi feito um estudo de viabilidade para a concepção do mesmo. O município aguarda que o Ministério das Cidades abra inscrições para a apresentação do pré-projeto, o que permitirá a captação de recursos. A reativação da Estrada de Ferro Grão Pará também está sendo discutida dentro do Plano de Mobilidade Urbana.

Sobre a Estrada de Ferro Grão Pará

Inaugurada em fevereiro de 1883, a linha que ligava o Centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos distintos. O trecho que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomirim) foi construído em 1854, pelo Barão de Mauá. Já o prolongamento até Petrópolis, chegando ao Alto da Serra, numa altitude de 855 metros, foi feito em 1883. Já em 1886, os trilhos atingiram Areal e São José do Vale do Rio Preto. Quatro anos depois, a linha foi estendida até Três Rios.

Segundo informações do site Estações Ferroviárias, da estação de Petrópolis, nada mais restou, exceto as coberturas das plataformas, mantidas para a estação rodoviária que ali se construiu, depois que a ferrovia foi desativada em 5 de novembro de 1964.

As fotos abaixo também estão disponíveis no site Estações Ferroviárias, onde se encontram mais detalhes sobre a história da Estação:

A estação de Petrópolis, de outro ângulo, em 1960. (Foto Leonardo Bloomfield)
A estação de Petrópolis, de outro ângulo, em 1960. (Foto Leonardo Bloomfield)
Funcionários da estação de Petrópolis posando na plataforma (Revista da Semana, 6/8/1905).
Funcionários da estação de Petrópolis posando na plataforma (Revista da Semana, 6/8/1905)
O povo lota a estação de Petrópolis e a praça para recepcionar a chegada de Dom Pedro II e Tereza Cristina (Revista da Semana, dezembro de 1941 - acervo Daniel Gentili)
O povo lota a estação de Petrópolis e a praça para recepcionar a chegada de Dom Pedro II e Tereza Cristina (Revista da Semana, dezembro de 1941 – acervo Daniel Gentili)

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

3 Comentários

  1. O melhor seria.vcs chamarem o autor desse projeto pr maiores esclarecimentos.sr Antonio Carlos D. Pastori.., que, por um acaso é meu irmao..

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).