Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Petrópolis inaugura rede comunitária de educação e pesquisa metropolitana

A partir desta quarta-feira (10), Petrópolis passa a contar com a Rede Metropolitana de Alto Desempenho. A  solenidade de inauguração acontece às 10h, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)  e vai contar com a presença do diretor-substituto da instituição, Alexandre Grojsgold, e autoridades como o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho Vieira Junior, além de diretores da RNP e instituições de ensino como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Para a implantação da Rede Metropolitana de Petrópolis (Redecomep Petrópolis) foram investidos R$ 350 mil em 20 km de rede óptica.

A nova rede faz parte da fase de expansão do programa Redecomep – fase 2, que visa a criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do país. A Redecomep Petrópolis representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

Além do LNCC, da UCP e da prefeitura, também compõem a Rede Metropolitana de Petrópolis, o Centro Federal de Educação Celso Suckow (Cefet), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Museu Imperial.

A iniciativa é uma realização da Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).