Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Instituto Philippe Guédon promove Semana da Mobilidade

Foto: imagem ilustrativa

De 15 a 22 de setembro, o Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa (IPGP) promove a Semana da Mobilidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da utilização do transporte coletivo, veículos não motorizados e o uso consciente do transporte individual.

A campanha, que precede o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), vai propor aos cidadãos ações simples como andar a pé ou de bicicleta sempre que possível, dar preferência para o transporte coletivo, realizar caronas solidárias, evitar os horários de rush, não parar o carro em local inadequado, dentre outras mudanças que podem gerar uma grande melhoria na vida coletiva.

A iniciativa é inédita e prevê a divulgação de vídeos sobre a mobilidade urbana, principalmente pela internet, estimulando a participação dos cidadãos nas tomadas de decisões e ações diárias em torno deste tema. “Normalmente, as pessoas só pensam em mobilidade urbana quando estão presas no engarrafamento, mas mobilidade vai muito além disso e não é uma questão que deve ser tratada apenas pelo poder público. É necessário que cada um faça a sua parte no dia a dia”, esclarece Paulo Martins, membro do IPGP.

O IPGP também destaca a importância da participação dos petropolitanos na Conferência Municipal de Trânsito e Transportes,  que será realizada em 20 de setembro,  às 8h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP). Na oportunidade, a população poderá participar dos debates, dar sugestões e votar e escolher o novo corpo de membros do Comutran. (Confira a matéria sobre a conferência aqui.)

Composto por representantes de diversos setores da sociedade civil, o IPGP pretende atuar no desenvolvimento de uma consciência de gestão participativa da população em todas as áreas de interesse coletivo, como a saúde, assistência social e ordenamento urbano. A primeira campanha foi fundamentada na elaboração do Plano de Mobilidade Urbano de Petrópolis, que deve estar concluído até abril de 2015.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).