Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Museu Casa de Santos Dumont com entrada gratuita nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (23), data em que é celebrado o Dia da Aviação e do Aviador, o Museu Casa de Santos Dumont – A Encantada estará de portas abertas, com entrada gratuita para petropolitanos e visitantes. Além disso, quem for ver de perto a casa habitada pelo Pai da Aviação em nossa cidade será recebido pelo “próprio” Santos Dumont, interpretado pelo ator Sylvio Costa Filho, em uma performance teatral. A atração é oferecida pelo Conselho Municipal de Cultura, através do Segmento de Museus, que está promovendo uma intensa programação em todas as instituições museológicas da cidade, com o projeto Museu Vivo, em sua primeira edição.

A visita à Encantada terá monitoramento durante todo o dia. A visita guarda muitas surpresas, pois cada recanto da casa revela a criatividade do inventor, que idealizou todos os detalhes e  desenvolveu o projeto arquitetônico juntamente com o engenheiro Eduardo Pederneiras. Além dessas descobertas, o visitante também pode assistir a um vídeo em que Santos Dumont (interpretado pelo mesmo Sylvio) conta sua vida, seus sonhos e o desenvolvimento de suas invenções. Para as crianças, existem projeções programadas de um curta-metragem de animação, o “Albertinho”, produzido em 2006 pelo Instituto Marlin Azul, em parceria com escolas públicas do estado do Espírito Santo. Anexo à *Encantada*, funciona ainda o Centro Cultural 14 Bis, com uma sala educativa onde são desenvolvidas atividades lúdicas para alunos de escolas que visitam o museu em datas agendadas previamente.

Museu Vivo – O projeto Museu Vivo, que está promovendo durante três dias a teatralização com a representação de Santos Dumont (22, 23 e 24/10), também está oferecendo atividades lúdicas para a criançada no Centro Cultural 14 Bis nessas datas. Além de se divertirem elas estão recebendo de presente jogo da memória com imagens dos museus da cidade, além de uma réplica de balão dirigível, feita com garrafas pet pelos próprios funcionários do Museu e Centro Cultural. Lançado neste ano pelo segmento de museus do Conselho Municipal de Cultura (composto por representantes da sociedade civil e dos Poderes Públicos), o projeto procura divulgar a memória e a história do município de Petrópolis, representada e preservada pelos seus Museus.

Programação do projeto Museu Vivo:

05/11 – Contação de histórias e teatro de bonecos na Casa Claudio de Souza

Endereço: Praça da Liberdade, 247 – Centro

Em comemoração ao Aniversário do escritor e médico Claudio de Souza, em 20 de outubro, e ao Dia Nacional da Cultura, a Casa Claudio de Souza apresentará o espetáculo de teatro de bonecos, intitulado “Era uma vez… Claudio de Souza”. O espetáculo será realizado através da encenação com bonecos, atores e contadores de história, fazendo uma retrospectiva da vida e obra do escritor.

29/10 e 05/11– Contação de histórias no Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro e ao Dia da Cultura o Museu Imperial oferecerá uma Apresentação teatral “A mala que fala”, a qual utiliza textos literários, música de cantigas infantis e adereços guardados numa mala encantada para dar vida às diversas histórias, contribuindo assim para a formação de novos leitores.

23/10 e 24/10 – Apresentação Teatral no Museu Casa de Santos Dumont

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro

Em comemoração ao Dia do Aviador, Santos Dumont, interpretado pelo ator Sylvio Costa receberá os visitantes e contará desde os seus sonhos de voar até a ideia de construir a casa e a realização de ambos.

29/10 – Contação de histórias no Centro Cultural Estação Nogueira

Av. Leopoldina, 317 – Praça de Nogueira – Nogueira

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro o CCEN oferecerá apresentações lúdicas e interativas de histórias da literatura brasileira, destacando a importância e a cultura associadas à figura do trem, contadas pelas Bisbilhotecárias, bonecas que saíram de dentro de livros.

05/11 e 06/11– Contação de histórias no Museu Casa do Colono

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 1034 – Castelânea

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura o Grupo Faz de Conta fará uma apresentação lúdica e interativa sobre a história dos colonos alemães e sua importância na influência cultural da cidade e de dom. Pedro II no destino da região. Tudo isso a partir de um livro gigante.

28/11- Apresentação Teatral no Museu Casa Stefan Zweig

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso

Em comemoração ao Aniversário do escritor Stefan Zweig, em 28 de novembro, o Museu fará uma leitura dramatizada por um ator que interpretará o escritor. Roteiro baseado na introdução da autobiografia de Stefan Zweig.

Para isso, estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas, no período de 14 de outubro a 28 de novembro, que tornam as visitas ao museus mais atraentes, com o uso de músicas, contação de histórias, teatralização, apresentação de trovas e versos do nosso universo cultural. Elas também tornam as visitas ainda mais educativas, pois através dessas técnicas pode-se buscar um maior acesso ao acervo das diversas instituições museológicas da região, guardiãs de verdadeiros tesouros e multiplicadoras do conhecimento. Confira a programação completa dessas atividades na página https://www.facebook.com/projetomuseuvivopetropolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).