Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Ministério da Saúde avalia positivamente projetos de ensino-serviço da FMP/Fase

Na última quarta- feira (26), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) recebeu a visita da avaliadora do Ministério da Saúde que veio à cidade para analisar como a instituição desenvolve os projetos do PRÓ, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, e do PET-Saúde, Programa Nacional de Educação pelo Trabalho para a Saúde.

“Eu adorei a apresentação. Percebi uma proposta de integração muito grande, o fortalecimento do vínculo ensino e serviço, sempre pensando no benefício da comunidade, que importa pra gente na formação dos futuros profissionais de saúde”, comenta Elaine Quedas de Assis, assessora externa do Ministério da Saúde para os projetos PRÓ e PET-Saúde.

Dentre as linhas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas na FMP/Fase, destacam-se o estudo para redução da incidência de doenças respiratórias (Respira Petrópolis); a análise do perfil dos atendimentos realizados nas UPAs de Petrópolis à população e sua articulação com a Rede Básica de Saúde; o estudo da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, com foco no enfrentamento do câncer do colo do útero e de mama; a capacidade do poder público em atuar frente a situações de desastres naturais na cidade de Petrópolis; e o estudo da distribuição e utilização do pré-natal pelas gestantes do município.

Com relação aos projetos voltados para reformas curriculares (PRÓ-Saúde), o curso de Nutrição destacou a inserção dos alunos nas Unidades de Saúde da Família e a Enfermagem frisou o estágio opcional, no qual o aluno determina a área em que gostaria de atuar. Já o curso de Medicina destacou a inserção do aluno desde o 1º ano nos Postos de Saúde da Família e o internato eletivo de três meses e meio nessas unidades. Também foi criado o Programa Curricular Saúde e Sociedade, que incluiu o aluno nas unidades de atuação primária, e o Centro de Simulação, um espaço de aprendizado em Urgência e Emergência.

“O que eu vejo é o resultado de um trabalho que começou há 10. Hoje, os profissionais da ponta já estão capacitados, integrados e gostam de fazer esses trabalhos de pesquisa, de receber o aluno e se sentem parte da escola”, conclui a assessora acadêmica da FMP/Fase, Derly Streit, que também coordena os programas Pró e Pet Saúde do Ministério da Saúde.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).