Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Tecnologia e Inovação em Nutrição é tema de seminário na próxima semana

Com a proposta de explorar o impacto crescente da tecnologia e da inovação na nutrição clínica, destacando seu potencial para otimizar a eficiência no cuidado, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) vai promover o Seminário de Nutrição no próximo dia 17 de abril, das 09h às 16h, no campus universitário, localizado na Avenida Barão do Rio Branco. Para obter mais informações e participar do evento, basta se inscrever no site: www.unifase-rj.edu.br

“As novas tecnologias, com enfoque na Nutrição Clínica, promovem ampliação do rastreamento, monitoramento e melhorias na saúde e no bem-estar das pessoas. Podemos apontar alguns exemplos, como os aplicativos de monitoramento nutricional, de atividade física, consumo alimentar, além dos avanços na biotecnologia no desenvolvimento de alimentos funcionais. Essa é uma oportunidade para estudantes e profissionais despertarem para a temática, que certamente direciona para novos caminhos na assistência nutricional e na ocupação de nichos de mercado ainda pouco explorados pelos profissionais nutricionistas”, explica Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE e organizadora do evento.

O Seminário de Nutrição vai reunir profissionais renomados na área para que seja possível compartilhar ideias, trocar experiências e atualizar os conhecimentos. Na parte da manhã, o evento conta com uma palestra sobre Inteligência Artificial e Tecnologia em Nutrição, que será ministrada pela professora Kristy Soraya Coelho, Pós-Doutora pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que faz parte da Red Lationamericana de Composicion de Alimentos (LATINFOODS), Comitê Técnico Regional de Usuários do LATINFOODS (desde 2018), conectado à Rede Internacional de Sistemas de Dados de Alimentos (INFOODS) da Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

À tarde, os participantes terão a oportunidade de usufruir de um rico bate-papo sobre Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Prática Clínica com o Grupo de Pesquisa Compostos Bioativos, formado pelos profissionais Lia Igel (Mestranda em Ciências da Nutrição, membro do grupo de pesquisa em Alimentos Funcionais da UFF e membro do grupo de Pesquisa em Medicina Regenerativa da UNIFASE); Carlos Eduardo Faria (Mestre em Alimentos e Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e Doutorando pelo PPGAN); Cintia Azara (Especialista em nutrição humana, Mestre em Nutrição e Doutoranda em Alimentos e Nutrição); e Pedro Coimbra ( Mestre em Alimentos e Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UNIRIO (2020). Bolsista Capes de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UNIRIO).

“A nutrição é uma ciência muito dinâmica e a tecnologia agrega muitos benefícios em todas as áreas de atuação dos nutricionistas, seja no planejamento dietético, onde a gente tem inteligências artificiais para avaliar o estado nutricional dos pacientes de forma mais efetiva e precisa, até o planejamento dietético de forma mais ágil e bem mais personalizado. O profissional não será substituído por uma máquina, pelo contrário. Ele pode usufruir da agilidade que a máquina oferece para personalizar melhor as indicações ao ouvir o histórico do paciente e poder fazer as conexões necessárias para a indicação do tratamento mais adequado. Além disso, na área de nutrição de precisão onde é possível, dentre outras coisas, fazer uma análise do DNA para identificar polimorfismos que aumentam o risco de um determinado indivíduo desenvolver certas doenças, a gente consegue, com o auxílio da ciência e da tecnologia, inativar esses genes e tratar de forma mais efetiva para que esse paciente tenha uma personalização no sentido de prevenção de determinadas doenças. Então, vamos falar sobre os avanços da tecnologia e como os profissionais podem atuar no mercado utilizando essas ferramentas”, destaca Cintia Azara, professora do curso de Nutrição da UNIFASE e uma das palestrantes do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).