Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Transporte coletivo passa a contar com GPS

As três principais empresas de Petrópolis já começaram a instalar aparelhos de GPS em seus ônibus. A implementação do serviço vai permitir a previsão de chegada e saída de todas as linhas de ônibus. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis – Setranspetro – a previsão é de que até março, o serviço já esteja consolidado em todas as linhas.

Segundo o presidente do Setranspetro, Vilcemar Galvão, os equipamentos garantirão a confiabilidade e a previsibilidade de chegada e saída dos ônibus: “Mesmo com trânsito, será possível saber o horário que o veículo chegará ao seu destino final. Cada uma das empresas montará um Centro de Controle Operacional que fiscalizará todo tipo de informação enviada pelo GPS”, explicou.

Além disso, segundo o presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira, será possível mostrar ao usuário o horário de chegada de seu ônibus em qualquer ponto da cidade. Também possibilitará checar o serviço do motorista, velocidade e o tempo que o veículo fica parado no ponto final da linha. Como exemplo, Gilmar cita ainda o ponto de vista ambiental: “um ônibus ligado por cinco minutos no ponto final da linha, além de gerar um custo para a empresa, contribui para o aumento da poluição atmosférica. Agora, com o GPS, a empresa terá essa informação e o motorista será obrigado a manter o motor desligado até o horário da saída”.

A implantação do sistema de GPS foi aprovada no ano passado pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comutran).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).