Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Centro de Controle Operacional monitora ônibus municipais em tempo real

O Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona em uma sala na sede da CPTrans, está monitorando em tempo real os ônibus de todas as linhas municipais, tendo acesso pela internet a dados como horário de saída, horário de chegada, velocidade do veículo, percurso e duração da parada. A medida possibilitará à CPTrans fiscalizar com mais eficiência as viações, que serão comunicadas sempre que forem constatadas irregularidades, como atrasos, desvios de itinerários, excesso de velocidade e demora em um ponto.

O CCO irá controlar o cumprimento pelas empresas das determinações da CPTrans. A partir de maio, por exemplo, os ônibus não poderão ultrapassar os 40 quilômetros por hora na Avenida Barão do Rio Branco. A medida tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e ciclistas eu usam a ciclofaixa. O desrespeito a essa determinação será detectado pelo CCO.

O objetivo, de acordo com o presidente da CPTrans, Fernando Badia, é garantir um serviço de qualidade ao usuário dos ônibus. “O monitoramento fará com que a CPTrans não mais dependa de denúncias para tomar conhecimento de irregularidades na prestação dos serviços. Com esse sistema, sempre que houver algo que não deveria acontecer, um alerta sonoro será emitido no CCO”, disse.

No caso dessas irregularidades, funcionários da CPTrans comunicarão a viação responsável, para que tomem as medidas necessárias. Cada empresa de ônibus possui o seu CCO. A comunicação ao motorista será feita pela empresa.

A instalação de aparelhos de GPS em todos os ônibus municipais permitiu o monitoramento das linhas. “Esse monitoramento também dará à CPTrans mais dados para o planejamento do trânsito e do transporte coletivo da cidade. Conseguiremos fazer uma leitura mais rica da mobilidade urbana da cidade, dos pontos de retenção, da demanda por transporte público”, disse Badia.

O presidente da CPTrans antecipou que, depois da consolidação do CCO, que está hoje em fase de testes, o próximo passo será disponibilizar essas informações à população, em painéis nos terminais de ônibus.

2 Comentários

  1. Por que não monitoram o trânsito da cidade????? Cadê os guardas de trânsito que nas horas de rush estavam no centro para organizar a bagunça. Ontem, depois que um ônibus caiu no rio perto do palácio de Cristal, leva-se 1:30hrs do Retiro até o centro. Nenhum guarda para organizar, liberar uma pista do outro lado ou qualquer coisa…. Cada um faz o que quer no trânsito, piorando cada vez mais. O passageiro de ônibus precisa que alguém monitore o trânsito para ele saber que vai chegar no horário.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).