Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Resolução que proíbe vans de circularem entre estados causa prejuízos ao comércio petropolitano

Foto: imagem ilustrativa

Devido à resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que proíbe o transporte interestadual de vans, o comércio de Petrópolis – especialmente os polos de moda da Rua Teresa e do Bingen – vem sentindo o impacto desta decisão.  Os lojistas estimam que cerca de 50% das vans de compradores (a maioria do estado de Minas Gerais) deixaram de circular após a decisão, tomada há cerca de três meses. Para tentar solucionar o impasse, representantes do Sicomércio e da Associação da Rua Teresa (Arte) marcaram uma reunião com o presidente da ANTT, Jorge Bastos, para esta terça-feira (28).

Para o presidente do Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, Marcelo Fiorini, a medida é absurda e prejudica a economia de cidades que dependem do comércio e do turismo, como Petrópolis. “Não há nada de errado em alugar uma van para fazer compras em outra cidade, mesmo que seja em outro estado”, afirmou. “A medida tomada pela ANTT impede as pessoas de circularem”, ressaltou.

Marcelo Fiorini ainda citou o fato de o comércio de Petrópolis ter vários clientes da região da Zona da Mata de Minas Gerais, que faz divisa com o Rio de Janeiro. “Todos os comerciantes têm muitos clientes de cidades como Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé e demais municípios da região”, reforçou.

A instrução de serviço da ANTT proíbe o transporte coletivo de pessoas entre Estados para vans e microônibus. A resolução também impede o cadastro legal destes veículos. O documento ainda instrui os agentes a fiscalizar os veículos, com o objetivo de saber se eles estão “prestando serviço especial de fretamento eventual ou turístico sob o disfarce de contrato de locação de veículos, na tentativa de infringir dispositivo legal”.

Os donos de vans e microônibus também não concordaram com a nova restrição, e já realizaram alguns protestos na BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais. No dia 28 de março, cerca de 150 vans saíram em comboio de Juiz de Fora para a cidade de Três Rios, no sul-fluminense.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).