Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Petrópolis recebe operadores de turismo que pretendem vender o destino na Europa

Nesta última quinta-feira (14), Petrópolis recebeu um grupo de operadores de turismo da Europa Oriental e mais um jornalista alemão, que vieram conhecer os atrativos da cidade podendo, assim, divulgar o município lá fora. A visita é resultado de uma parceria entre o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria Estadual de Turismo (TurisRio).

O FAMTOUR, ou visita de familiarização turística, é uma forma de promoção onde os operadores de turismo realizam uma visita técnica e turística em algum destino para melhor conhecê-lo e indicá-lo com mais propriedade e segurança aos clientes. Acompanhando a caravana, a FCTP foi representada pela diretora de turismo Evany Noel, a guia de turismo bilíngue credenciada pelo MTur Dalva de Oliveira, e o PC&VB através da presidente Camila Thees e da gerente executiva Márcia de Paula.

A expedição formada por dez operadores de turismo da Romênia e Hungria foi organizada e recepcionada no Brasil pela Operadora Nacional Rentamar, do Rio de Janeiro.  O grupo veio de São João Del Rei, em Minas Gerais, após passarem por outras cidades mineiras.

“É o exemplo de uma aula in loco, o que facilita aos operadores montarem seus roteiros, com a compreensão do destino e todas as opções que oferece. Com isto podemos mostrar para eles que Petrópolis é uma extensão do Rio de Janeiro, assim como Búzios e Paraty”, explica a diretora da Rentamar, Vânia Mendes. Para ela, a rede hoteleira da cidade melhorou muito ultimamente. “Quatro ou cinco anos atrás, a gente não podia oferecer um pacote com pernoite porque não havia oferta suficiente de bons locais de hospedagem, e não havia muito que fazer. Antes, os turistas visitavam o Museu Imperial e iam embora. Hoje, Petrópolis tem uma hotelaria de primeira e opções de lazer, como o Projeto Som e Luz e o Tour da Experiência. O tour interativo da Bohemia é o único do país. Fora daqui, só existe a mesma coisa em Amsterdam, feito pela Heineken. A cidade começa a dar condições aos operadores de ver tudo isso e vender para seus clientes”, apontou.

Durante todo o dia eles percorreram o roteiro montado pela Fundação de Cultura e Turismo, que disponibilizou a guia bilíngue Dalva Ribeiro, que explicou as belas particularidades da Cidade Imperial. Além de terem a visão panorâmica da Av. Koeler, Palácio de Cristal e Palácio Quitandinha, eles visitaram o Museu Casa de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, onde almoçaram no restaurante Duetto’s, e, por fim, seguiram para Rua Teresa e Cervejaria Bohemia.

O húngaro Peter Szolnok, gerente de vendas da TAP Portugal, explicou que os turistas que vêm para o Brasil fazem pacotes de  12 ou 15 dias, e querem conhecer muitos locais. “Fica tudo muito corrido e pouco se vê do Brasil. Os pacotes sempre incluem Petrópolis por meio dia, ou no máximo um dia inteiro, com retorno ao Rio de Janeiro sem pernoitar. Petrópolis é importante pela história, e nós temos grande interesse pelos aspectos históricos e culturais dos países que visitamos”, falou. “Estive aqui há cinco anos e encontrei a cidade mais desenvolvida no atendimento aos turistas, vi pontos importantes, como as placas em português e inglês  indicando as atrações”, finalizou referindo-se às placas do circuito a pé.

“Os empresários associados ao Petrópolis Convention & Visitors Bureau estão satisfeitos com a vinda deste grupo, que certamente vai nos ajudar na divulgação de Petrópolis como um destino turístico. É uma oportunidade de mostrar que o potencial da nossa cidade vai muito além de um dia de visita. Vale a pena passar uma noite aqui”, concluiu Camila Thees, presidente do PC&VB.

Mais em:

Estado promove Petrópolis e outras cidades no Rock in Rio de Las Vegas

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).