Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Festival de Inverno da Dell’Arte divulga programação de sua 15ª edição

Entre os dias 10 e 19 de julho acontece o 15º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte. Neste período, a Dell’Arte Soluções Culturais promove um verdadeiro mergulho na música clássica, trazendo ainda ópera, corais, exposições, além de apresentação de jovens e promissores talentos. Haverá também debates com a presença de especialistas na área das músicas clássica e moderna.

 O evento acontecerá, principalmente, no centro histórico da cidade, em locais como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império e Praça da Liberdade. Em Itaipava, o Espaço de Artes Miguel Salles acolherá também uma parte do festival.

A Abertura de Gala do Festival será na sexta-feira (10), às 20h, com a apresentação da Orquestra e Coro Mariuccia Iacovino, com jovens integrantes das camadas menos favorecidas da sociedade entre 10 e 19 anos, na Catedral São Pedro de Alcântara.

No sábado (18), às 16h, a Catedral também será palco de um concerto do organista Marcelo Giannini, radicado há muitos anos na Alemanha e assistente do renomado maestro Karl Richter.

Dentro da programação, está o tradicional “Festival vai à Praça”, com apresentação de grupos artísticos de alunos das escolas municipais sobre o tema “Conscientização na economia de água”, na Praça da Liberdade, no domingo (12), às 9h e o “Chá Musical”, no Solar do Império, com a soprano petropolitana Anna Hannickel, na terça (14), às 17h.

O Professor de Música
Ópera “O Professor de Música”

Um dos destaques do festival é a ópera cômica italiana “O Professor de Música”, do compositor Giovanni Battista Pergolesi, numa encenação da Escola de Música da UFRJ, regida por André Cardoso, no Theatro D. Pedro, que acontece sábado (11) às 19h, e uma homenagem especial com o evento inédito “Recordando Amália Rodrigues”, a diva portuguesa do fado. Na ocasião, haverá exibição de vídeos inéditos e entrevistas exclusivas, onde a cantora fala do Brasil e de sua experiência com a música brasileira, organizado pelo musicólogo português Jorge Rodrigues, também no Theatro D. Pedro, na segunda (13), às 19h.

Ainda para o Theatro D. Pedro estão agendadas as apresentações da recém formada Orquestra CESGRANRIO, (domingo, dia 12, às 11h) que se apresentará sob a regência do Maestro Eder Paolozzi, tendo como solista a pianista Patrícia Glatzl; de 5ª (dia 16) a sábado (dia 18) sempre às 20h, haverá apresentações  de corais petropolitanos: Coral Dó, Ré, Mi (quinta, dia 16, às 19h), Coral Municipal de Petrópolis (sexta, dia 17, às 20h) e Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis (sábado, dia 18, às 20h).

Continuam presentes na programação os intimistas Concertos à Luz de Velas, no Museu Imperial. Este ano, há apresentações de dança clássica indiana interpretada pela bailarina Sucheta Chapekar (sexta, dia 17, às 18h) e o concerto da cantora lírica Angélica de La Riva, acompanhada pelo pianista cubano Orlando Alonso, que fará uma homenagem à Cuba, (sábado, dia 18, às 18h).

Os  Concertos ao Meio-Dia, que acontecem também no Museu Imperial, apresentarão uma série dedicada ao repertório romântico. Estão confirmados os pianistas de nova geração Ligia

Angelica de la Riva
Angélica de La Riva

Moreno e João Elias com obras de Schubert e a Suíte de Rachmaninoff para 2 pianos (quarta, dia 15, às 12h). No dia seguinte, (quinta, dia 16, às 12h), Kátia Balloussier entra em cena com Patrícia Glatzl interpretando Schumann e Daniel Burlet tocando Tchaikovsky. E, por fim, Ligia Moreno interpreta o concerto Rachmaninoff 2 e, em seguida, com outro músico, Aleyson Scopel, interpretando Rachmaninoff 3, ambos acompanhados por Kátia Ballousier.

O festival traz ainda sessões interativas como as Oficinas de Stop Motion, na Praça da Liberdade, (domingo, dia 12, às 15h), a palestra com Estevão Hermann –  “Jazz e/ou Clássicos”, (sábado, dia 11, às 11h) e a mesa-redonda com Claudio Dauelsberg  – “O Funk brasileiro e a Música Clássica”, (sábado, dia 18, às 11h), ambos no Cineteatro. Em Itaipava, a vernissage da exposição de Luiz Áquila e show com Mariano Trio, (sábado, dia 18, às 21h) acontece no Espaço de Artes Miguel Salles.

 Encerrando o festival no domingo (19), o Theatro D. Pedro coloca em cartaz o espetáculo de dança “Passinho Brazil”, às 17h.

Os ingressos têm preços populares. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens, proporcionando a estes acesso às variadas formas de manifestação das artes. No período do festival, é realizada a “Campanha da Solidariedade”, tendo este ano como madrinha Vera Cecília Pinto Pereira – presidente da Associação Filantrópica de Petrópolis, localizada no Quitandinha -, que tem o intuito de arrecadar alimentos não perecíveis para instituições parceiras e comunidades carentes. Pede-se, portanto, a doação de 1kg de alimento não perecível para cada apresentação.

Confira a programação:

10 de Julho

20h  Abertura Orquestra e Coro Mariuccia Iacovino — Catedral  de Petropolis

11 de Julho

-11h Mesa Redonda – “‘É Jazz ou Clássico?” – Estevan Herman  Museu Imperial Cineteatro –

19h Ópera da UFRJ –  O Professor de Música de Pergolesi  – Theatro D. Pedro

12 de Julho

– 9h Festival Vai à Praça  – Praça da Liberdade

– 15h Oficinas de Stop Motion  – Praça da Liberdade

– 16h Orquestra CESGRANRIO  – Theatro D. Pedro

13 de Julho

– 19h Recordando Amália Rodrigues  – Theatro D. Pedro

14 de Julho

– 17h Chá Músical – Anna Hannickel – Solar do Império

15 de Julho

– 12h Concerto ao Meio-Dia  – Museu Imperial

Ligia Moreno e João Elias

Schubert à 4 mãos

Suíte de Rachma ópus 14 à 2 pianos

Versão orquestral Kátia Balloussier

16 de Julho

– 19h Concerto ao Meio-Dia – – Museu Imperial

Patrícia Glatzl – Schumann

Daniel Burlet – Tchaikovsky

Versão  orquestral Kátia Balloussier

-19h Coral Dó Ré Mi  – Theatro D. Pedro

17 de Julho

12h Concerto ao Meio-Dia – 12h – Museu Imperial

Ligia Moreno – Rachmaninoff 2

Aleyson Scopel – Rachmaninoff 3

–  18h Concerto à Luz de Velas – Uma Noite Indiana – Sucheta Chapekar –  – Museu Imperial

– 20h Coral Municipal de Petrópolis  – Theatro D. Pedro

18 de Julho

– 11h Mesa Redonda – “O Funk Brasileiro e a Música Clássica” –  Convidados: Claudio Dauelsberg e Emílio Domingos – Cineteatro

– 16h Concerto com Órgão – Marcelo Giannini  – Catedral

– 18h  Concerto à Luz de Velas – Uma Noite Cubana – Angélica De La Riva — Museu Imperial

– 20h Coral Meninas Cantoras de Petrópolis  – Theatro D. Pedro

–  21h Exposição Luiz Áquila e Show com Mariano Trio – Espaço de Artes Miguel Salles

19 de Julho

– 17h Passinho Brazil  – Theatro D. Pedro – Encerramento do Festival

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).