Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Teatro

Festival da Dell’Arte: ópera cômica e mesa redonda sobre jazz e clássicos são as atrações deste sábado

Neste sábado (11) é a vez do Theatro Dom Pedro e do Cineteatro do Museu Imperial receberem a programação do Festival de Inverno da Dell’Arte. A ópera cômica “O Professor de Música”, do compositor Giovanni Battista Pergoseli, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, acontece às 19h, no teatro. No mesmo dia, dentro da proposta de sessões interativas do evento, Estevão Hermann coordena a mesa redonda com o tema “Jazz e/ou Clássicos”, às 11h, no Cineteatro do Museu Imperial.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo faz parte do Projeto Ópera da UFRJ. A ópera conta a história de Lamberto, um respeitado e exigente professor de música muito requisitado por seu profissionalismo. Uma de suas alunas é Lauretta, moça bonita e sedutora, mas pouco dedicada e desatenta. No entanto, é por ela que o rígido professor nutre uma secreta paixão. No caminho dos dois surge o empresário Colagianni, que procura Lamberto para contratar cantoras. Ao ver Lauretta, ele se encanta pela beleza da aluna, mostrando imenso interesse em contratá-la, mesmo sem nunca ter ouvido o seu canto. As promessas de sucesso pelo mundo a deixam confusa, principalmente quando o empresário lhe faz uma declaração de amor. A partir daí, o professor se sente ameaçado e muda completamente o seu comportamento com a aluna iniciando assim a busca pela conquista do seu amor.

A direção musical da ópera “O Professor de Música” é de Priscila Bomfim e a cênica de José Henrique Moreira. Na regência da orquestra, Jésus Figueiredo. Como personagens e solistas: Michele Ramos (soprano), como Lauretta, aluna dileta do professor; Saulo Laucas (tenor), o professor de música Lamberto; Cícero Pires Pinto (baixo), Colagianni, empresário; e Helena Lopes (mezzo-soprano), é Dorina, também aluna do professor Lamberto.

Os ingressos para o espetáculos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Também pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.

Museu Imperial recebe mesa redonda neste sábado

Jazz e Clássicos é uma simbiose que combina? Como os músicos de Jazz encaram e interpretam a “música séria”? Eles a usam para compor e orquestrar? E como funciona a fascinação que o Jazz exerce sobre os maiores intérpretes clássicos? Estas são algumas das questões que serão colocadas em discussão na mesa redonda “Jazz e/ou Clássicos”, sob o comando de Estevão Hermann, no cineteatro do Museu Imperial, às 11h. A entrada é franca.

Veja a programação completa aqui.

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).