Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Empresários da indústria estão pessimistas para os próximos meses

Os empresários industriais das regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense estão pessimistas quanto ao futuro. Mesmo com expectativa de estabilidade da demanda para os próximos seis meses, eles esperam queda das exportações (45,8 pontos), da compra da matéria-prima (44,6 pontos) e do número de empregados (41,8 pontos). Os dados são da Sondagem Industrial – Serrana e Centro Sul, divulgada pelo Sistema FIRJAN. Os índices da pesquisa variam de zero a cem pontos e os valores abaixo de 50 indicam pessimismo.

A pesquisa da Federação das Indústrias apontou ainda queda na atividade produtiva em setembro. Os indicadores de volume de produção e de número de empregados ficaram distantes da linha de 50 pontos, 41,7 e 41,5 pontos, respectivamente. Os empresários industriais também se mostraram insatisfeitos com a situação financeira de suas empresas no 3º trimestre, com o indicador atingindo 40,3 pontos. A margem de lucro foi de somente 32,6 pontos e o acesso ao crédito chegou a 35,6 pontos, também distante da linha divisória de 50 pontos.

Participaram da Sondagem Industrial empresas de Petrópolis, Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale do Rio e Comendador Levy Gasparian.

Sondagem Industrial

Indicadores abaixo de 50,0 pontos apontam piora ou redução. Acima de 50 pontos indicam melhora ou aumento.
Indicadores abaixo de 50,0 pontos apontam piora ou redução. Acima de 50 pontos indicam melhora ou aumento.

A Sondagem Industrial da região apontou queda da atividade produtiva em setembro. Os indicadores de volume de produção (41,7 pontos) e de número de empregados (41,5 pontos) se distanciaram ainda mais da linha de 50 pontos. Com isso, o nível de estoques aumentou (indicador em 52,8 pontos) e ficou acima do planejado pelos empresários da região (indicador de estoque efetivo/planejado em 53,6 pontos).

A indústria da região operou, em média, com 63% da capacidade instalada em setembro, o que representa uma queda de 2 pontos percentuais em relação a setembro de 2014.

gráfico 3

gráfico 2 Os empresários continuaram insatisfeitos com as condições financeiras de suas empresas no 3º trimestre. Todos os indicadores registraram retração frente ao mesmo trimestre de 2014, de forma a se distanciarem ainda mais da linha de 50 pontos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).