Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

Joaquim Eloy doa fotografias ao Museu com destaque para coleção da visita de JK à cidade

Imagem: presidente Juscelino inaugurando o obelisco em 1957

Durante a abertura do seminário “D. Pedro II: História e Memória”, comemorativo dos 190 de nascimento do imperador, o Museu Imperial recebeu do professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, a doação de 18.629 fotografias (negativos de celulose) de autoria de Américo Czaco, produzidas em Petrópolis entre 1956 e 1962.

Fátima Argon, pesquisadora do Museu Imperial, desde a década de 1990, acalentava o sonho de ver esse conjunto documental incorporado ao acervo da instituição, cuja importância para a história da cidade de Petrópolis ela confirmou durante o seu trabalho A história da fotografia em Petrópolis (1851-1960), desenvolvido graças à Bolsa Vitae de Artes obtida em 2001/2002. Segundo suas pesquisas, Américo Czaco, de nacionalidade húngara, foi repórter fotográfico trabalhando para a Tribuna de Petrópolis e para o Jornal de Petrópolis.

O material constitui uma rica fonte de pesquisa acerca da vida social e política da sociedade petropolitana. Desse conjunto, destaca-se uma coleção de imagens da visita de Juscelino Kubistcheck de Oliveira, por ocasião do centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade, em 1957. Há registros de enchentes, desfiles cívicos, bailes de formatura, atividades de esporte, festas de casamento, carnaval, edifícios em construção, políticos, comércio e outros.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).