Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Estudantes ocupam Colégio Dom Pedro II e Faeterj Petrópolis

Nesta segunda-feira (18), estudantes do Colégio Estadual Dom Pedro II, Cenip, ocuparam a unidade por tempo indeterminado não só em apoio à greve dos professores, como também para reivindicar eleições diretas para diretores, gestão democrática, passe livre irrestrito, abolição do SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro) e melhoria na infraestrutura. A ocupação tem o apoio de movimentos estudantes como a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a APE (Associação Petropolitana de Estudantes)

De acordo com um estudante do primeiro ano, há turmas que só vão ao colégio uma vez por semana, já que os professores de outras matérias aderiram a greve – “Minha turma, por exemplo, está sem aula de física, química, inglês, ensino religioso, espanhol, educação física e geografia”, disse Lucas.

Crédito: OcupaFaeterj
Crédito: OcupaFaeterj

Já na última quinta-feira (14), estudantes haviam ocupado a Faeterj-Petrópolis, reivindicando passe livre, reforma na infraestrutura, emissão de diplomas, pagamento e retorno do valor inicial das bolsas. Além disso, pedem a quitação das contas de luz, água, telefone e do salários dos professores, para que as aulas sejam retomadas.

Em nota, o Sindicato Estadual dos Profissionais das Escolas Estaduais (SEPE) informou que “o movimento estudantil está participando ativamente e de forma autônoma da luta que os profissionais das escolas estaduais estão travando em defesa de seus direitos e da escola pública e de qualidade. Nossos alunos são os principais prejudicados com os cortes de verbas na Educação e é inadmissível que ainda sofram qualquer tipo de assédio ou ameaça, como faltas, por exemplo. Reforçamos que o SEPE é um Sindicato de Trabalhadores da Educação e não organiza o movimento estudantil, mas presta solidariedade e apoio à mobilização dos estudantes. Como educadores, nada nos causa mais satisfação do que ver que o aprendizado da luta pela educação transcende as salas de aula e os muros da escola pelas mãos de nossas alunas e alunos. Os estudantes têm nosso total apoio.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).