Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Passeata pelo fim das charretes acontece no próximo sábado

Após a queda de um cavalo de uma charrete ter repercutido nas redes sociais na última semana (saiba mais aqui), o debate sobre o fim da atividade ganhou ainda mais força não só entre defensores da causa animal, como também entre milhares de internautas. Desta forma, no sábado (21) será realizada uma passeata pelo fim das charretes, às 9h, na Praça dos Expedicionários (onde fica o Theatro Dom Pedro).

De acordo com a descrição do evento no Facebook, o movimento não é contra os charreteiros, mas contra a exploração e o uso dos animais nas charretes para passeios turísticos em Petrópolis. Eles ainda propõem a substituição das vitórias por veículos motorizados, bicicletas tamanho família, como já acontece em outras cidades.

Em novembro de 2015, em operação conjunta, equipes da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e da Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, com apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, encerraram as atividades de passeio de charrete e cavalgada próximo ao lago de Nogueira. Diversos animais apresentavam sinais de maus tratos e o serviço era prestado sem conformidade com a lei.

Segundo informações da prefeitura, o serviço de condução de charretes com finalidade turística na cidade é regulamentado e vem, desde então, sendo monitorado pelos setores públicos ligados aos cuidados com os animais (Secretaria de Meio Ambiente), ao trânsito (CPTrans), ao turismo (Fundação de Cultura e Turismo), à Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde). Todos os cavalos são identificados por microchips, são obrigatoriamente vacinados, com laudo de sanidade emitido por veterinário. Os condutores recebem orientação sobre ferrageamento, exames clínicos, manejo alimentar e hídrico e fiscalização frequente e periódica nos abrigos onde os cavalos residem. Os condutores de vitórias também participam de curso de capacitação, ação em parceria da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente – Coordenadoria de Bem Estar Animal e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans.

Crédito: reprodução Vivian Silva / apontador.com.br

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).